Institucional

Histórico

QUEM SOMOS NÓS?

Somos uma Associação Privada de Fiéis Leigos fundada em 10 de maio de 1984, em Fortaleza/CE, por Luiz do Rêgo Carvalho Junior. Tratava-se de um grupo de jovens atuante na Paróquia São Vicente de Paulo, com especial dom e interesse por música, liturgia e evangelização.

A primeira vez que professamos nossos compromissos para uma consagração de vida foi no dia 20 de maio de 1988, com o compromisso de obediência.

Fomos conduzidos por Deus durante nossa história a uma espiritualidade dentro da Renovação Carismática Católica e também à vivência de uma missão importante a ser levada a todo ministério de música da Igreja: a busca sempre constante de algo novo para a música religiosa, bem como a profissionalização de nosso tocar e cantar, vislumbrando sempre a exaltação do nome de Jesus.

A Vocação Recado anuncia a glória de Jesus Cristo Ressuscitado e Vivo no meio de nós, levando o outro a uma experiência pessoal com o Seu Sagrado Coração. Tudo o que fazemos e somos é para o consolo do Coração de Jesus e para a salvação das almas.

Hoje estamos presentes em Fortaleza/CE, com nossa Casa Mãe. Também temos duas frentes de missão no estado de São Paulo: uma em Tatuí e outra na capital. No exterior, temos a Casa de Missão de Toulon, na França.

Em setembro de 2003 fundamos o Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida que atende dezenas de crianças e jovens gratuitamente com aulas de artes em sua sede própria na cidade de Tatuí/SP e em outras localidades. 


UMA LEITURA MAIS DETALHADA DA NOSSA HISTÓRIA

Falar do histórico da Comunidade Missionária Recado é falar de inspiração divina, de arte e de chamado de Deus. Surgimos em 10 de maio de 1984, através da coragem de oito jovens que se lançaram na ousadia de utilizar a música como instrumento de evangelização. Inicialmente, o Grupo Recado buscava o aprimoramento musical para bem servir à Igreja, pois os jovens que começaram tudo sentiram, desde cedo, o chamado a ensinar tudo o que, pela graça de Deus, puderam aprender.

Na paróquia São Vicente de Paulo, em Fortaleza/Ce, foi onde tudo se iniciou. Não temos como falar do histórico e não falar da profunda gratidão que temos a essa paróquia. O apoio dos paroquianos e o apoio do pároco, que viera a se tornar bispo, Dom Benedito Albuquerque, foi fundamental para o início do grupo. Poucos sabem, mas nossos primeiros instrumentos musicais foram adquiridos com muito esforço de todos os paroquianos da época.
Por isso deixamos registrado aqui nosso louvor e gratidão.

 

DE GRUPO A COMUNIDADE

Em 1985 lançamos a fita cassete: “Um Tal Jesus”.

Lançamos, nos dois anos seguintes, mais duas fitas cassetes: “Só você sabe o que é” e “Rumo certo”, e começamos também a organizar encontros para partilharmos tudo o que havíamos aprendido. O primeiro se chamou: “Ministrando com Música”, e é um evento que permanece na Comunidade até os dias atuais, mas, abrangendo outras artes e com o nome "Ministrando com Artes".

No entanto, o Grupo não se satisfazia e queria doar mais à Igreja, e, com isso, Deus nos reservava o "ser Comunidade". Então, aqui cabe contarmos o nosso agradecimento, em especial, à Renovação Carismática Católica, à Comunidade Shalom e à Comunidade Canção Nova.
Um momento marcante dos bastidores de nossa história foi quando sentimos a necessidade de lançar um LP, que chamamos de Porto Seguro e foi o primeiro LP católico produzido no estado do Ceará. Nosso fundador, Luiz Carvalho, foi à Canção Nova falar com o Padre Jonas Abib, já que a Canção Nova é uma das pioneiras nesse meio. Na conversa, o Padre apresentou-lhe a Canção Nova, falando sobre a vida em comunidade, falando de sonhos, do chamado de Deus e tudo o que envolvia a vida de Comunidade. Ao final da conversa, nosso fundador finalmente perguntou sobre os caminhos para lançar um LP, então o Padre Jonas respondeu apontando para um outro jovem que ali estava, Eugênio Jorge: “Meu filho, de LP você pode falar com aquele rapaz”. Com muita sabedoria Deus nos levava a sermos o que somos hoje. Em 1988, deixamos de ser Grupo Recado e fomos inscritos no Conselho da RCC como Comunidade Recado.

 

MÚSICA E OUTRAS ARTES: DESCOBERTA DA MISSÃO E CUMPRIMENTO DELA

Com o tempo, Deus foi nos aprofundando na descoberta de nossa missão, e, assim, outras expressões artísticas foram se aproximando. Além de termos a música como principal meio de evangelização, descobrimos um papel dentro das artes na completude do que ela é.

Nesse tempo de descobertas lançamos nosso primeiro cd em comemoração aos nossos 10 anos: “Melhores Momentos”, e em sequência os seguintes cds: “ Nova Aliança”, “Presença”, e “Viva a Vida”,  sendo, esse último, nossa primeira parceria com a gravadora Paulinas Comep.

Quando lançamos o cd “Viva a Vida”, já datava o ano 1999, e dois anos antes enviamos missionários naquela que veio a ser nossa primeira casa de missão fora de Fortaleza, em Tatuí/SP, considerada a capital latino-americana da música por ser sede de um dos maiores conservatórios dramático-musicais do Brasil.

Em 2001, nosso fundador, Luiz Carvalho, mudou-se para Tatuí e, nessa época, lançamos mais um CD chamado “Maior que Eu”. Nesse mesmo ano fundamos o Centro de Formação para Artistas Católicos na cidade.

Houve outros CDs: “ A Riqueza de um Amigo”, “Cânticos para Missa, Volumes 1 e 2”, “As Mais Lindas Canções e Orações da Devoção ao Coração de Jesus”, “Tempo de Celebrar” e o nosso DVD em parceria com a gravadora CODIMUC, em 2006, que foi intitulado: “Luiz Carvalho e Comunidade Recado ao Vivo”.

 

EVANGELIZAR A EUROPA

Em 2006, abrimos uma casa de missão na cidade de Toulon/França. Interessante observar que nossa espiritualidade é a do Sagrado Coração de Jesus, e a França é o berço dessa devoção. Em um tempo em que cada vez mais a Europa enche-se de frieza em relação à fé, nós caminhamos na contramão, levando a alegria e o louvor que são frutos do Espírito Santo.

Nós, vocação Recado, acreditamos que todas as graças que recebemos vêm da intercessão de Nossa Senhora das Graças, e nosso fundador, Luiz Carvalho, teve a graça de poder colocar o nosso sinal na cadeira da aparição dela, em Paris.

 


O NOME "RECADO"

Em 2014, ao comemorarmos 30 anos de existência da Vocação Recado, recebemos um grande presente: nossos Estatutos foram aprovados "ad experimentum" pela Igreja.

Assim, mais uma vez, tivemos a confirmação de que Deus se demora em cuidar de nós e prepara tudo com muito zelo.

Inicialmente, o nome "Recado" surgiu porque tínhamos como intuito principal evangelizar os jovens que não tinham muito contato com a Igreja, por isso optamos por um nome que não criasse barreiras ou preconceitos.
Confirmando essa inspiração, na homilia da missa de aprovação dos nossos Estatutos, Dom José Antônio, Arcebispo metropolitano de Fortaleza, explicou a palavra recado da seguinte forma: “Recado não é uma grande palavra, é um bilhetinho. Recado são algumas ideias, é uma frase, são poucas coisas. Mas esse recado, quando é de Deus, no que é pouco, transmite tudo. E é assim que a Igreja deve ser. Recado é uma coisa pequena. Às vezes sem muita capacidade e forma, mas com o poder de Deus... As coisas belas acontecem através das coisas pequenas".

Assim, tivemos nossa história construída, reconstruída e sempre confirmada por Deus, nosso escritor. Seguimos sempre conduzidos por Ele, e transbordantes de alegria levamos o Seu RECADO aonde Ele nos mandar.