Voz: instrumento de evangelização! - Parte I

Voz: instrumento de evangelização! - Parte I

“Por isso, quanto mais consciente está o artista do dom que possui, tanto mais se sente impelido a olhar a si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer a Deus seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente e à sua vocação e missão.”1

Nós, cantores, temos a voz como instrumento de evangelização. Pela voz articulamos nossas emoções e intenções. Ela é de fundamental importância, pois nos permite levar o RECADO de Deus ao mundo!

Você conhece sua voz? Entende como ela é produzida? Sabe quais são seus elementos? Precisamos conhecê-la, para, assim, aprimorar e cuidar deste tão precioso instrumento.

A voz é produzida através da vibração das pregas vocais que estão localizadas no pescoço dentro de um tubo chamado laringe. São duas as pregas vocais e ficam em posição horizontal, paralelas ao solo. O ar que sai dos pulmões chega até elas e faz com que vibrem, produzindo um som. Este som é amplificado e modificado pelas cavidades de ressonância como laringe, faringe, boca, face e nariz, e pelos órgãos fonoarticulatórios que são os lábios, dentes, mandíbula, língua, palato duro e palato mole. Essas estruturas são também chamadas de trato vocal, pois estão envolvidas na produção da voz. Quando estamos falando, as pregas vocais estão próximas e vibrando, e quando estamos respirando elas estão afastadas.2

Cada voz tem caráter único, por isso cada pessoa tem uma voz. O timbre de voz é qualidade acústica que caracteriza uma pessoa. Em geral, usa-se o termo timbre para instrumentos e qualidade vocal para vozes. A qualidade vocal de cada um depende de características anatômicas, emocionais (como a personalidade) e ambientais.

Sua voz é única como você! Ame-a, conheça-a e cuide dela!

Enriqueça seu ministério com as formações da comunidade! Entre em contato conosco e leve essa e muitas outras formações para sua diocese, cidade, paróquia ou grupo!

 

Por: Paloma Carla Santos Cabral
Fonoaudióloga – Especializanda em voz
CRFa 18.435

Referências:

1. Paulo II J. Carta do Papa João Paulo II aos artistas. São Paulo: Paulinas; 2005, 5ª ed,

2. Behlau M, Madazio G. Voz tudo o que você queria saber sobre fala e canto. São Paulo: Revinter, 2015.

Foto: Raquel Carpejani. Por: Canção Nova

 

CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!