Vou cantar! Como devo me vestir?

Vou cantar! Como devo me vestir?

Com que roupa eu vou? Essa pergunta para nós, artistas católicos, não deve ser deixada de lado. Veja a seguir alguns pontos para refletirmos sempre antes de servir.

Meu corpo ou minha voz? Essa pergunta é o norte para nós. Qual a nossa real intenção aos nos vestirmos? Não se engane, consciente ou inconscientemente, às vezes, vestimo-nos não só para nos sentirmos bem, mas também com a intenção de chamar atenção do outro, mostrar como estamos mais magros, como aquela camiseta o deixa mais musculoso, mostrar as curvas do nosso corpo etc. O que deve ter mais destaque? O corpo ou a voz? Você pode até se perguntar se há como escolher um em detrimento do outro; a verdade é que há, sim, essa possibilidade.

Escolha a voz! Invista na voz. Vista-se de forma confortável e de acordo com a situação da missão a qual você foi chamado. Evite roupas apertadas, saias curtas. Está em dúvida em qual blusa usar, se é curta ou não? Faça o “teste do louvor”: vista a blusa, levante os braços o mais alto que puder, apareceu a barriga ou alguma parte que não é para estar à mostra? Hum, melhor escolher outra blusa, não é mesmo? Vai usar um vestido? O tecido é leve? Melhor colocar um short por baixo, verifique também o comprimento e se o vestido é transparente ou não. Afinal, o destaque deve ser a nossa voz e não o nosso corpo.

Sensualidade ou santidade? São Filipe Neri dizia: “Prefiro o paraíso!”, já que escolhemos a nossa voz, devemos ter o cuidado de não nos mostrarmos sensuais ao cantar. Monsenhor Jonas Abib fala em seu livro, Músicos em Ordem de Batalha, que qualquer apresentação musical é uma guerra, todo o seu trabalho de música só pode inspirar e levar à santidade. Você não pode brincar nesses momentos decisivos. O inimigo já tem usado e abusado demais deles. (cf. Músicos em Ordem de Batalha p. 36).

Assim, como vemos em I Pedro 1, 16: “Sede santos, porque Eu Sou santo!” Prefira a santidade, meu irmão, prefira, através da sua arte, trazer o Céu às pessoas para quais vocês está servindo. Dessa forma, cumpriremos a nossa missão e permaneceremos na vontade de Deus!

 

Por Victorya Vieira, Membro da Comunidade Recado.

 

 

Você acha que está faltando mais formação para os artistas católicos? Então CLIQUE AQUI e temos uma solução para te apresentar.