Você sabe o que é e como surgiu a Via Sacra?

Você sabe o que é e como surgiu a Via Sacra?

A Via Sacra é uma oração que tem como objetivo meditar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Fiéis percorrem o caminho de Jesus que carrega a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Esse rito, muito usual no Tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (entre os séculos XI e XIII). Os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois é ocasião de frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Desde os primórdios do Cristianismo, os fiéis dedicaram profunda veneração aos lugares santificados pela vida, morte e glorificação do Senhor Jesus. Visitavam esses lugares e voltando às suas pátrias, esses peregrinos procuravam reproduzir, por meio de quadros ou pequenos monumentos, os veneráveis locais que haviam visitado. Cada estação ou etapa apresenta uma cena da Paixão a ser meditada.

Já que a peregrinação aos lugares santos é um ideal para todo cristão, porém, que nem todos conseguem realizar, a Igreja consentiu aos fiéis que pratiquem uma peregrinação em espírito, enriquecida de graças semelhantes às que estão anexas a uma verdadeira peregrinação. É o que se dá justamente no rito da Via Sacra.

É o reviver dos últimos momentos da vida do Senhor na Terra. Somos todos convidados a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de entregar a sua própria vida, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

 

Por Paulinha Nogueira, Membro da Comunidade Recado.

 

Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.