Unges minha cabeça com óleo.

Unges minha cabeça com óleo.

A palavra ungir¹ tem como ato a aplicação de óloes consagrados a dar unção. Significa consagrar, purificar algo ou alguém. O salmista na Bíblia relata a unção do óleo na cabeça. O que seria isso? E porque ungir a cabeça?

As ovelhas, em dias ensolarados passam seus dias nos pastos, alimentando-se. Porém, nessa época, muitos insetos a atormentam entrando em suas narinas por causa da umidade, e ali depositam ovos, que posteriormente se transformam em larvas, e isso as incomodam fazendo com que elas batam suas cabeças contras pedras, arbustos podendo ficar presas e morrerem. Seus ouvidos e olhos também são sensíveis aos ataques dos insetos.

Por isso a necessidade do pastor ungir a cabeça de suas ovelhas com o óleo, derramar também uma quantia de óleo nas narinas do animal. Só assim se livram dos insetos e encontram paz, calma e descanso. Esse ato serve como uma proteção para as ovelhas.

Devemos pedir ao Senhor que derrame sobre nós o óleo da unção, que venha ungir a nossa cabeça. Para proteger os nossos pensamentos contra as maldades e nossa concupiscência. Para nos libertar das preocupações que atormentam a nossa mente e curar nossas emoções. Somente Ele tem esse suprimento que é infinito! Ao derramar seu óleo sobre nós somos transformados e, consequentemente a nossa mente, nosso olhar e nosso coração voltam-se somente para Ele.

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências


1. https://www.dicionarioinformal.com.br/ungir/

2. Salmos 23, Bíblia Jerusalém.

3. http://experienciasnavida.blogspot.com/2012/04/oleo-na-cabeca.html