Terceira Semana do Advento

Terceira Semana do Advento

“Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!” (Sf 3, 14)

 

Nessa semana, somos chamados a refletir sobre o anúncio do Senhor que está perto, que logo irá chegar. Vivemos o domingo da alegria, quando somos despertos para a alegria de estar com Cristo, de esperar Aquele que vem! Já temos plena certeza disso, o que sentimos não é uma alegria vã, é a alegria da certeza de esperar em Deus.

Lembrando desse belo conselho de São Francisco: “evangelize sempre, se necessário, use palavras”, me coloco a pensar, há melhor maneira de anunciar o Senhor que mostrando às pessoas a alegria de ser filho(a) de Deus?

Viver no “louvor e alegria”, como nos ensina o carisma Recado, não é tarefa fácil. Nosso humano nos tende ao pessimismo, ao desânimo e à murmuração. Em nenhum momento o Senhor nos disse que nossa vida seria sempre fácil, que não exigiria nosso esforço, nosso suor, nosso sangue e nossas lágrimas, mas partindo de sua Graça, de nossa decisão e determinação, é possível!

E creio que nós sabemos quão grande é a alegria de viver em Deus e confiar a Ele todos nossos sonhos e projetos. É ter um Pai, um Irmão, um Amigo, um colo para chorar, um alguém que se alegra conosco e com quem podemos e queremos dividir nossas alegrias, pois sabemos que tudo acontece pelas mãos dele, tudo é graça.

Esse é o momento de relembrar essa alegria, alegria da confiança em um Deus imenso que se faz pequeno pedaço de pão para estar unido a nós intimamente, para nos trazer força e recobrar nosso ânimo.

Te convido nessa semana, a fazermos como nos disse a segunda leitura desse domingo (“Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças” - Fl 4, 6) e apresentarmos a Deus nossas necessidades, mas na alegria da ação de graças por aquilo que já temos, que conseguimos e conquistamos durante esse ano, pelas graças recebidas e também por aquilo que sabemos que Ele vai providenciar.

 

Rayssa Miranda, membro da Comunidade Recado