Suicídio - Alguém perto de você precisa de ajuda!

Suicídio - Alguém perto de você precisa de ajuda!

“Entre a eternidade e o último suspiro paira um abismo de misericórdia.”

São João Maria Vianney

 

“Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim. (Cat 2258)”. O suicídio está mais uma vez em discussão mundial, isso se deu pelo lançamento da série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês) da Netflix e o polêmico jogo virtual Baleia Azul que tratam desse tema de forma normal e sem aparente preocupação com esse assunto. A Igreja Católica é claramente contraria ao ato do suicídio, entre os parágrafos 2280 e 2283 do Catecismo afirmam: “cada um é responsável pelo dom da vida diante de Deus (...) não podemos dispor dela”; “O suicídio é gravemente contrário ao amor de si.” e “É contrário ao amor de Deus vivo”.  Além disso, a Igreja reconhece que distúrbios psíquicos graves, angústia e medo podem diminuir a responsabilidade de quem comete o ato.

Desde algum tempo a Igreja Católica já acendia sua preocupação acerca do suicídio, em 2013 quando se preparava para vir ao Brasil participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), O Papa Francisco em entrevista ao jornal do Vaticano L’osservatore Romano disse: “Sabeis quantos suicídios de jovens há hoje no mundo? A cifra é alta! Porque não têm esperança. Experimentaram tantas coisas e a sociedade, que é cruel – e é cruel! – não nos pode dar esperança. E esta é como a graça: não se pode comprar, é um dom de Deus. E nós devemos oferecer a esperança cristã com o nosso testemunho, com a nossa liberdade, com a nossa alegria” (Papa Francisco – L’osservatore Romano, 23/06/2013, p.6). Esses dados indicados pelo Santo Padre provêm de pesquisas e estudos da ciência moderna que necessitam da intervenção do estado no combate a essa crise. 

Em 2016 a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta global sobre um levantamento onde afirma que a cada 40 segundos uma morte é registrada por suicídio. A ONU (Organização das Nações Unidas) também divulga dados que aponta como sendo a segunda maior causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Para as duas organizações os principais motivos que levam ao ato são: enfrentamento de conflitos, desastres, abusos, violência, solidão, distúrbios psicológicos e principalmente preconceito.

Especialistas tem se preocupado com a forma que assuntos como o suicídio são abordados, o psiquiatra professor da UNICAMP, Luis Fernando Tófoli, afirma que “podem influenciar negativamente pessoas que estejam emocionalmente fragilizadas, já que não se é possível entender de forma clara os reais motivos desses atos.” Percebe-se pela citação do especialista que o tema ainda será tratado como questionamento, pois não será possível ter um desfecho concreto de razões e opiniões. Isso também se dá pela enorme quantidade de pessoas que discutem através da internet os temas que muitos consideram modas outros tabus, divulgando posicionamentos livres e sem qualquer filtro.

“Não se deve desesperar das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminhos que Ele conhece dar-lhes de arrependimento salutar. (Cat 2283). É exatamente por isso que somos chamados a ser igreja, um povo que testemunha o imenso amor de Deus independente de qualquer ato. O Papa Francisco no livro O Nome de Deus é Misericórdia afirma que “a igreja não está no mundo para condenar, mas para promover o encontro com aquele amor visceral que é a misericórdia de Deus. Para que isso aconteça, é necessário sair. Sair das igrejas e das paróquias, sair a procura das pessoas onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam.”.

 

 

Por Joezio Torres, Membro da Comunidade Recado

 

 

 

Serviço

Centro de Valorização da Vida

141

http://www.cvv.org.br/

 

 

 

Referências

AQUINO, Prof. Felipe. O que dizer sobre o suicídio? Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2017.

Catecismo da Igreja Católica. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2000.

FRANCISCO I, Papa. O Nome de Deus é Misericórdia. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.

JOSE DO VALE, Padre Inácio. Por que há tantos suicídios de jovens? Disponível em: < http://formacao.cancaonova.com>. Acesso em: 30 abr. 2017.

OMS: suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2017.

Papa aos jovens: a misericórdia tem sempre o rosto jovem. Disponível em. Acesso em: 30 abr. 2017.

Psiquiatra faz 13 alertas sobre a série 13 Reasons Why, da Netflix. Disponível em:. Acesso em: 15 abr. 2017.

SCARAFFIA, Lucetta. A vida dos outros. Disponível em:. Acesso em: 27 abr. 2017.