Só são santos aqueles que vestem hábito?

Só são santos aqueles que vestem hábito?

Qual é a nossa primeira vocação? O nosso primeiro chamado? É sermos santos! A santidade para nós não deve ser um peso, mas um caminho mais curto e fácil para se chegar ao Céu. O Senhor que nos ungiu, nos elegeu e nos consagrou desde toda a eternidade e nos chama a sermos santos: “Sede Santos, porque Eu, vosso Deus, sou Santo” (Lv 19,2).

Hoje vivemos em um mundo que ser santo é ser brega, ou então que só são santos aqueles que vestem batina, hábitos ou são enclausurados. Mas não é bem assim, o chamado a santidade é de todos! Pedro, em sua primeira carta, faz novamente o convite à santidade: 'A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo' (1Pd 1,15-16). A santidade não é só por um momento, ou para determinada coisa, mas durante uma vida inteira, é um novo estilo de vida “sede também vós santos em todas as vossas ações”. Jesus não foi santo só quando fez seu primeiro milagre em público, mas desde todo o seu nascimento, infância, juventude e em sua vida adulta.

Amar os mais difíceis, acolher aqueles que não me acolhem, rezar por aqueles que não se importam comigo, silenciar quando for contrariado, não levantar em meu coração pensamentos de tristeza e solidão, olhar de misericórdia para com o irmão e, principalmente, que eu não desvie o meu olhar de Jesus, são algumas atitudes que nos conduzem no caminho da santidade.

Na Bíblia temos um excelente “roteiro” para a santidade: O Sermão da Montanha, que São Mateus relata nos capítulos 5, 6 e 7. É um grande caminho para a santidade. Santo Agostinho nos assegura que: 'Aquele que quiser meditar com piedade e perspicácia o Sermão que nosso Senhor pronunciou no Monte, tal como o lemos no Evangelho de São Mateus, aí encontrará, sem sombra de dúvida, a carta magna da vida cristã' (Cat. §1966). Já temos as ferramentas, vamos começar?

Por Victorya Vieira Gois.

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI