Setembro: mês da Bíblia!

Setembro: mês da Bíblia!

Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) estava completando 50 anos de fundação e para comemorar essa data e percebendo uma falta de conhecimento, leitura e ânimo com as Sagradas escrituras, propôs-se uma ação bíblica, que seria um grupo de estudos para melhor conhecer a Palavra de Deus.

Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra (II Tim 3,16-17).

Esses grupos de estudo ocorreram no mês de setembro para fazer memória a São Jerônimo, padroeiro daqueles que se dedicam ao estudo da Bíblia, foi ele quem a traduziu dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. São Jerônimo nasceu em 340 d.C. e morreu dia 30 de setembro de 420 d.C., e a Igreja decretou o dia de seu falecimento como o Dia da Bíblia.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a propagar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. Com a devoção propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB passou a assumir a data comemorativa e instituiu a celebração por todo o país.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.

Os grupos de estudo da bíblia ainda ocorrem em várias paróquias, e a CNBB todo ano dá uma direção com tema e lema para os cristãos estudarem e conhecerem mais a Palavra de Deus. Nesse ano o tema proposto é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida. ” E o lema é “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,1-6,21), o Livro da Sabedoria nos oferecerá muitas inspirações para temas como justiça, sentido da vida e o bem comum. É preciso que compreendamos que quem não ama a sabedoria, buscará argumentos até para a violência”, diz o arcebispo de Curitiba.

Que nesse mês da bíblia possamos nos aprofundar na palavra de Deus nos tornando sábios e que sejamos capazes de encontrar nela a essência de Deus.

 

São Jerônimo, rogai por nós!

 

Por Taisa Salton membro da Comunidade Recado.

 

Referências bibliográficas:

 

  1. https://blog.cancaonova.com/cuiaba/mes-da- biblia/
  2. http://www.verbodivino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=379:setembro-mes-da-biblia&catid=70&Itemid=105
  3. http://www.paulinas.org.br/pub/loja/livros_degustacao/530760.pdf
  4. https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo- presbitero-e- doutor-da- igreja/
  5. http://www.cnbb.org.br/comissao-disponibiliza-subsidios-para-o-mes-da-biblia-celebrado-em-setembro/