Série Sagrado Coração de Jesus

Série Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus: consolo e refúgio

4ª, 5ª E 6ª promessas do Coração de Jesus

 

“Um coração humano igual ao meu, mas um coração divino. Que me ama, me consola. Teu Coração Jesus! Teu Coração Jesus!”

(Trecho da música “Amor Infinito”, da Comunidade Recado)

 

As três primeiras promessas do Sagrado Coração de Jesus têm a família como alvo de Seu Augustíssimo Amor. Nas próximas promessas que se seguem, o amor Misericordioso do Coração de Jesus oferece-Se como refúgio e consolo aos corações dos filhos de Deus devotos Seus.

Na 4ª promessa Jesus diz: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”; na 5ª promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte” e na 6ª promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”. O Sagrado Coração de Jesus, coração humano e divino, preocupa-se, importa-se e volta-se inteiramente ao coração do homem.

Coração de carne, que traz em si a marca do pecado original e que muitas vezes se encontra endurecido e ferido pelas marcas do pecado, vive aflito pelos sofrimentos diante das lutas para permanecer em Deus e seus caminhos. Coração que muitas vezes não tem lugar de descanso, lugar de refrigério e refúgio e que vive a padecer. Eis que Jesus diz aos corações aflitos: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."(Mt 11, 28 – 30).

O Sagrado Coração de Jesus é esse lugar de descanso, refúgio e refrigério onde podemos renovar as novas forças, descansar os nossos cansaços de corpo, alma e coração. O coração de Jesus é o abrigo seguro que nos guarde e nos protege. Quando confiamos o nosso coração ao Coração de Jesus Ele cuida de nós como tesouro raro e precioso, cuida também de tudo aquilo que somos e temos, nossos bens, nossas famílias, amigos, pois tudo aquilo que temos e somos pertence ao Senhor. Mas é preciso que ofertemos a Ele, para que em nossa liberdade Deus possa agir e realizar em nós suas obras e milagres, manifestando a cada dia Sua glória em nossas vidas. Todos os nossos empreendimentos, planos, sonhos e projetos quando confiados a Deus pelo Sagrado Coração de Jesus são cuidados, ordenados e abençoados, pois o próprio Senhor derrama as bençãos do céu sobre nós.

Mas vale lembrar que, todas essas coisas não podem assumir o lugar de Deus em nossa vida e, tampouco, nos afastar Dele e de Seu amor. Para que o Senhor cuide do nosso coração é preciso que submetamos a Ele todo o nosso querer, desejosos de fazer a vontade do Pai e não a nossa.

 

Por Laianne Viana, Membro da Comunidade Recado

 

Referências

 

DUFOUR, Gerard. Na Escola do Coração de Jesus com Margarida Maria.

Bíblia Ave Maria.

 

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.