Série – Os Dons do Espírito Santo.

Série – Os Dons do Espírito Santo.

Dom de Conselho.

 

Quantas vezes na vida passamos por momentos em que devemos tomar uma decisão importante? Como discernir uma vocação à qual Deus nos chama? Ou aceitar um emprego exigente ou não? Até de repente sair da casa dos pais e ir morar sozinho? Nesse momento de indecisão, que por vezes gera em nós sentimento de insegurança e medo, podemos clamar pelo auxílio do Espírito Santo para que ele venha aconselhar a nossa consciência.

O Papa Francisco relata a nós que “Ora, através do dom do conselho, é o próprio Deus, com o seu Espírito, a iluminar o nosso coração de forma a nos fazer compreender o modo correto de falar e de se comportar e o caminho a seguir”. Ou seja, através desse dom, o Espírito Santo nos guiará da melhor forma possível, nos mostrará qual é vontade de Deus a respeito de cada um de nós e como devemos nos comportar como autênticos cristãos que levam para o mundo o rosto de Cristo.

Para o Papa, é necessário que intensifiquemos a nossa vida de oração, é preciso rezar constantemente, e pedir a Deus os dons do seu Espírito sobre nós. Precisamos rezar: “Vem Espírito Santo, aconselha-me sobre essa decisão. O que devo fazer? Como devo proceder? ”. E através disso, abrimos o nosso coração para que o Espírito Santo possa agir dentro de nós. É ele quem nos aconselha.

Claro que não podemos esquecer que somos humanos e limitados. Nem sempre conseguiremos decidir diante do presente e do futuro. E é aí que o dom do conselho entra, para nos inspirar e nos mover para agirmos segundo o Coração de Deus!

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://cleofas.com.br/o-dom-do-conselho/
  2. https://www.comshalom.org/rj-dom-de-conselho/