Série – Os Dons do Espírito Santo.

Série – Os Dons do Espírito Santo.

Dom de Inteligência ou Entendimento.

 

O dom do entendimento dá-nos a percepção para entender as verdades da fé sob a ótica de Deus, e claro de acordo com as nossas necessidades. O significado da palavra inteligência, que vem de “intellegere”, é ler dentro, penetrar.

Para entender a fé é necessário penetrar profundamente no Coração de Deus, ler no íntimo as verdades que Ele nos revela. Com o dom do entendimento o cristão consegue entender profundamente os dogmas da Igreja, a doutrina, as mortificações, a Santíssima Trindade, da palavra de Deus, do amor de Deus por cada um de nós.

Esse dom, esse ler dentro é diferente da forma de estudo dos grandes teólogos, que é um estudo mais intelectual. Portanto, o entendimento é concedido aqueles que tem profundo amor a Deus, é eficaz mesmo sem estudo, contanto que tenha grande intimidade com o Pai.  O amor abre os olhos do conhecimento. Aqueles que mais amam a Deus são os que meditam profundamente sobre o Seu Amor.

Enfim, ele é fundamental para a nossa santificação, nos traz um sentimento de horror aos pecados, abre os nossos olhos para que não julguemos nossos irmãos, como também, para não julgarmos a nós mesmo. Nos leva a desejar a conhecer de maneira verdadeira “Quem é Deus” nas nossas vidas. Clamemos nesse dia ao Espírito Santo que nos dê o entendimento e o desejo de estar mais próximo do Coração de Deus.

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://blog.cancaonova.com/cuiaba/os-sete-dons-do-espirito-santo/
  2. https://eventos.cancaonova.com/cobertura/papa-francisco-fala-dos-7-dons-do-espirito-santo/
  3. https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/pentecostes/dom-do-entendimento-ou-inteligencia/