Série – Os Dons do Espírito Santo.

Série – Os Dons do Espírito Santo.

Introdução

 

No nosso batismo recebemos o Espírito Santo e a partir disso Ele, terceira pessoa da Santíssima Trindade, habita em nosso interior gerando em nós os dons de santificação. E quando crismamos esses dons crescem dentro de nós. Ao todo são sete dons: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. Esses dons frutificam em nós e vão nos formando naquilo que Deus desejou.

O Catecismo da Igreja Católica nos dirá que: “A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito” ¹. Ou seja, é necessário que nós acolhamos esses dons e graças que o próprio Espírito derrama sobre cada pessoa, é necessário sermos dóceis a sua voz para que Ele nos conduza e nos guie no decorrer de nossa caminhada.

Portanto, o próprio Deus manda sobre nós o Teu Espírito para que nos aperfeiçoemos na busca da santidade e que sejamos cada vez mais “imagem e semelhança” de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo em nós nos faz querer seguir os mesmos passos que Cristo para que Nele sejamos santificados.

Por fim, peçamos sempre à Deus que nos conceda não apenas um dom, mas todos para que Ele venha em socorro de nossas fragilidades e nos ajude a buscar o caminho da santidade. Quanto mais cheios dos dons do Espírito Santo cada vez mais seremos canais de Deus na vida do outro. Que a Virgem Maria, esposa do Divino Espírito Santo, interceda por cada um de nós para que sejamos cheios dos dons do Espírito Santo!

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. Catecismo da Igreja Católica nº 1830.
  2. https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/pentecostes/os-dons-infusos-do-espirito-santo/