Senhor, fazei de mim...

Senhor, fazei de mim...

Nesse mês de outubro comemoramos São Francisco de Assis (1182-1226) ,canonizado em 1228 por Gregório IX, sua festa é celebrada a 4 de outubro. Dedicou-se a viver para proclamar a palavra de Deus, renunciou toda riqueza que possuía, exemplo de testemunho de fé. Ele nos faz refletir sobre o valor essencial de nossa humanidade: o respeito à vida!

Quem realmente foi São Francisco de Assis? Por que é uma figura ainda tão relevante nos dias de hoje? Qual era seu segredo?

O seu segredo é um amor louco por Cristo, um amor que o faz capaz de amar o sofrimento, os pecadores. Em seu testamento, Francisco diz claramente: “O próprio Senhor me conduziu entre eles”. Seu amor a Jesus o levou a ir até os mais necessitados, pessoas fragilizadas no corpo e na alma. Seu amor louco por Jesus criou uma ponte de ligação de amor aos pobres!

A radicalidade é a marca de todos os santos, e não foi diferente com São Francisco de Assis, ele viveu uma missão muito especial, “ser testemunha viva do amor de Deus para a Igreja”. Mesmos após muitos anos, ele ainda possui influência muito forte dentro dela. Sua experiência com o amor de Deus foi tão forte que fez com que despojasse de tudo para entregar-se nas mãos Daquele que é Tudo em nossas vidas. Era considerado um louco, mas um louco de amor por Jesus Cristo.

‘’Senhor, fazei de mim instrumento de Tua paz ‘’, São Francisco só pôde possuir essa paz pois soube experienciar, provar do amor de Cristo. Quem recebeu este amor é chamado a ser instrumento D’ele e este amor deve nos impulsionar para sermos instrumentos na vida do outro.

 

Por Paulinha Nogueira, membro da Comunidade Recado.

Referência

  1. https://formacao.cancaonova.com/diversos/sao-francisco-de-assis-sua-vida/