REZAR O ROSÁRIO? PARA QUÊ?

REZAR O ROSÁRIO? PARA QUÊ?

Rezar o Rosário? Para quê?

O rosário nada mais é que os quatro terços que rezamos contemplando todos os mistérios da vida pública de Jesus. Incluem-se os mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos. É também o mistério da nossa salvação.

O Papa João Paulo II era adepto dessa oração. Em uma frase ele relata essa predileção dele por essa oração: “O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa”. 

Todos os papas valorizaram essa oração e recomendaram para que todas as igrejas rezassem e contemplassem cada mistério. O rosário toca o coração de Nossa Senhora e de Cristo, uma oração simples e humilde.

Nas aparições de Nossa Senhora de Fátima, no ano de 1917, ela pediu aos três pastorinhos para que rezassem o rosário e que espalhassem essa devoção aos outros. Nossa Senhora, em uma aparição disse a irmã Lúcia: “qualquer problema de ordem pessoal, familiar, nacional ou internacional, pode ser resolvido”. Ou seja, Maria deixa claro que isso é uma promessa do coração dela para nós, quantos mais nos dedicarmos a essa devoção, todas as situações em nossas vidas serão resolvidas, se for da vontade de Deus.

Então por que devemos rezar o santo rosário? É simples, basta assistirmos os noticiários todos os dias e veremos cada vez mais o crescimento da violência, da maldade humana, do ódio nos corações, das catástrofes naturais, das guerras infindáveis entre as nações, do aumento da corrupção no Brasil, da destruição das famílias por conta de inúmeras tragédias que acontecem no nosso dia a dia.

O convite que Nossa Senhora nos faz hoje é que possamos urgentemente retomar as orações do rosário. Ela através de Jesus derrama sobre nós muitas graças e cumpre suas promessas em nossas vidas.

Retomemos essa oração no meio de nossas famílias, porque as famílias que rezam juntas permanecerão sempre unidas. Essa oração é fonte de muita cura e libertação, de descanso no colo de Nossa Senhora, refúgio para as almas, proteção para os que sofrem e correm perigo, sobretudo salvação e misericórdia para os pecadores.

O Rosário é a oração que nos conduz a Cristo, que nos aproxima cada vez mais do Coração d’Ele. Portanto, mesmo diante da fraqueza, das dificuldades, busquemos nos esforçar para rezar o rosário diariamente, para que ao lado de Maria possamos enfrentar todas as dificuldades e pelas mãos dela tudo em nossa vida possa ser resolvido.

 

Palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort sobre o Santo Rosário:

“Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é manancial de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens. Através dele, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranquilidade; os pobres são socorridos; os religiosos, reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório (por meio de sufrágios) encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade”.

 

Por Rafaela Cassimiro membro da Comunidade Recado.

 

Referência

 

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/a-oracao-do-santo-rosario-e-sua-importancia/ Acesso em 16/11/17.

http://verafidei.blogspot.com.br/2015/06/o-terco-e-o-rosario-segundo-sao-luis-de.html acesso em 16/11/17.