Recomeçar.

Recomeçar.

Santo Agostinho dizia que: “ Nada está perdido enquanto estivermos em busca”.

Chega um momento em que nossa vida espiritual é constantemente envolvida por momentos de aridez, solidão, desânimo. Apesar de todo esforço, muitas vezes não sentimos motivação para rezar, só sentimos ausência da presença de Deus. É um tempo no qual vivemos somente apoiados na fé, pois nada nos preenche, não conseguimos sentir nenhuma alegria. Mas prevalece a fé em acreditarmos que mesmo diante dessa situação, desse tempo de deserto, Deus trabalha em nós. O mais importante que devemos ter em mente é que no deserto só se tem lugar para duas pessoas, você e Deus.  

Mais do que nunca, diante dessa situação não devemos ter medo de recomeçar. Os grandes santos tiveram como primeira virtude a graça de sempre recomeçar. É preciso saber tirar proveito de toda situação. A palavra de Deus nos fala em Romanos 8,28 que: ‘’todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são eleitos segundo os seus desígnios‘’, esse tempo nos ajuda a buscar Deus, a nos abandonarmos n’Ele. Podemos e devemos servir à Deus mesmo diante das contrariedades, do desânimo. As dificuldades serão sempre oportunidade de crescimento, é necessário saber enfrentá-las já que ninguém escapa delas. É necessário conformar nossa vontade com a vontade de Deus. Viver esse tempo de deserto é compreender e experienciar que tudo vem de Deus e que só dependemos d’Ele, que nossos olhos devem permanecer sempre fixos n’Ele. É um tempo que requer muita paciência, e isso comporta sofrimento, mas um sofrimento que transforma nosso coração e nossa maneira de agir.

Para um metal se transformar em uma joia preciosa requer muito esforço, muito trabalho. O metal precisa ser derretido em um fogo muito intenso, depois é retorcido para tomar forma e, por fim, é esmerilhado e limado para ficar liso. Imagine a peça que Deus quer fazer de nós diante das transformações que experienciamos em nossas vidas.

A graça de recomeçar é uma dádiva, um dom de Deus. Não é fácil muitas vezes você ter forças para continuar no caminho, mas Deus te dá a graça de uma nova oportunidade a cada instante. Somos humanos, mas é a divindade de Jesus que nos dá a graça de recomeçar sempre. 

 

Por Paulinha Nogueira, membro da Comunidade Recado

 

Referências

 

1.Bíblia Sagrada

2. Livro “Agora meus olhos Te viram” -  Monsenhor Jonas Abib.