Quarto Domingo do Advento

Quarto Domingo do Advento

“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”.

 

A Liturgia do quarto e último domingo do Advento relata a visita de Maria a Isabel e já nos encaminha ao nascimento do Senhor. Isabel vem simbolizar o Antigo Testamento prestes a terminar e Maria o Novo que se inicia.

Neste dia, acendemos a quarta vela da coroa do advento, a vela branca, que simboliza a paz. Segundo o profeta Isaías, Jesus é o Príncipe da Paz, aquele que vem para traze-la ao mundo.  Assim é o Reino de Deus, um reino de paz, verdade, justiça, amor e santidade, que o Menino Jesus, nascido em Belém nos traz.

No decorrer das leituras expostas na Sagrada Escritura, observamos que Deus tem preferência pelos mais simples, por pessoas que sofrem, por pobres, excluídos e humildes. E é nesse meio que escolhe o nascimento do seu Filho.

Dessa forma, somos convidados a olhar para a simplicidade que circunda nosso Senhor. A começar por sua mãe, exemplo de obediência e humildade, corresponde e acredita no plano de Deus, e por seu “SIM”, se dá o cumprimento da salvação, carregando consigo o filho do Deus vivo. Por isso é bem-aventurada e bendita entre todas as mulheres.

Que a exemplo de Maria Santíssima, exultemos de alegria em Deus e escolhamos ser fiéis aos seus planos.

 

Que a paz de Cristo Jesus permaneça contigo!

 

 

Ana Carolina Lima, vocacionada da Comunidade Recado

FONTES CONSULTADAS:

[1] Bíblia Jerusalém

[2] Paulus – Liturgia Diária