QUARESMA NÃO É TEMPO DE TRISTEZA, É TEMPO DE MUDANÇA DE VIDA.

QUARESMA NÃO É TEMPO DE TRISTEZA, É TEMPO DE MUDANÇA DE VIDA.

“Não basta rasgar as vestes, é necessário rasgar o coração” Joel 2,13

 

O tempo de quaresma não é um tempo qualquer, é um tempo de graça que o Senhor nos dá, um instante favorável, um momento em que nos faz experimentar seu amor, a sua salvação.

Quaresma é um tempo de reflexão e conversão, nós precisamos viver intensamente este tempo quaresmal. Esta árdua caminhada não é fácil, pois a todo momento somos tentados a desistir, assim como Jesus foi tentado. Ao passarmos pelo deserto, seremos provados, mas poderemos vencer a tentação sendo fiéis à vontade de Deus.

O objetivo maior que devemos almejar neste período quaresmal não é outro senão uma vida santa, “Sede santos como o Pai do céu é Santo” (Mt 5,48).

Mas como viver bem a Quaresma?

Neste tempo precisamos viver três aspectos que podemos dizer que são os pilares da Quaresma: jejum, esmola e oração

O jejum define nossa relação com as coisas;

A esmola define nossa relação com os outros;

A oração define nossa relação com Deus.

A prática do jejum lapida nossos impulsos, nossos desejos. Cito alguns tipos de jejum: Jejum da Igreja, jejum a pão e água, jejum à base de líquidos e jejum completo.

A esmola é olhar para o próximo com caridade, ajudar com paixão. Uma dica para fazer valer o seu jejum, é reverter em esmola o dinheiro que seria gasto naquela refeição que se absteve.

Sobre a oração, a seguinte frase nos diz tudo: “vida de oração, paz no coração”. Neste tempo quaresmal, é essencial um recolhimento mais profundo, um momento para meditar a Palavra, fazer brotar a boa-Nova em nosso coração.

Enfim, Quaresma é tempo de avaliação, olhar para nossa verdade e pensar:

Como tenho me relacionado com as pessoas?

Como tenho me relacionado com as coisas?

Como tenho me relacionado com Deus?

Se nós vivermos intensamente esses pilares, uma boa oração, um verdadeiro jejum e uma esmola de coração, com certeza nós subiremos e com Cristo ressuscitaremos para uma vida nova ... Fácil não é ... mas é possível!

 

Jacqueline Gelain F. da Costa membro da Comunidade Recado.