Qual a missão do artista católico?

Qual a missão do artista católico?

Refletindo um pouco sobre a missão dos artistas católicos, deparei-me com uma beleza que só pode ser inteiramente expressa por uma alma que está toda submersa em Cristo e por um coração cheio da presença de Deus – a beleza de ser Cristão, de ser chamado filho de Deus!

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

“A missão das artes é tornar Deus presente”. Mas como tornar Deus presente se não O tenho dentro de mim? Como pode meu dom expressar a beleza de Deus, se não O conheço ou se Deus se tornou mais um em minha vida? Como posso expressar o amor do Pai se não me vejo ou não me porto como filho Seu? São muitos os questionamentos e uma única resposta: para que nossa arte cumpra a sua missão de tornar Deus presente na vida dos irmãos, Ele precisa ser presente primeiramente em minha vida e eu preciso ser verdadeiramente filho do Pai.

Quando falamos de presença, não estamos nos referindo a uma vivência automática e superficial da fé. Estamos falando de uma presença que é real, que vai além dos sentidos, uma presença capaz de se fazer concreta até mesmo na “ausência”; estamos falando de uma fé sólida, manifestada em atos, em gestos. Gestos feitos pelo corpo em movimento, gestos feitos pelo pincel em cor na tela branca, gestos feitos pela melodia, pela canção, pela expressão de uma face que resplandece o verdadeiro amor; gesto que é feito arte, dom de Deus a transbordar.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

A nossa arte não pode tornar Deus presente se não trouxer na sua beleza o reflexo interior da claridade da graça e não o trará senão transbordar de um coração por ela possuído. E a beleza do que produzimos só resplandecerá a Deus quando Jesus estiver em nossa alma artista presente pelo amor e, presente em nossa obra, pela expressão e o resplendor do amor do Coração de Deus.

Você que é artista católico, já se imaginou em um momento de criação e exercício da sua arte e Jesus ali ao seu lado? Já imaginou Jesus cantando contigo, a canção que Ele mesmo te inspirou pelo ação do Espírito Santo? Já se imaginou pintando uma tela e Jesus ao seu lado segurando e conduzindo sua mão? Já se imaginou criando uma coreografia e Jesus ali dançando com você? Já se imaginou num ensaio do teatro, Jesus contracenando contigo? “A missão das artes é tornar Deus presente”. Se na vivência de sua arte você não faz essa experiência de sentir e colocar Deus ali junto de si, é preciso parar e refletir o lugar que tem dado a Ele na criação e exercício do seu dom. Na sua Arte Deus não pode ser apenas um expectador, Ele é e deve ser sempre o Criador que pelo seu Espírito Santo te inspira, realiza contigo e senta na plateia para contemplar a Sua beleza e amor refletidos na sua arte.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Fra Angélico, um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante na época do estilo Gótico, nos fala: “Para pintar as coisas de Cristo é preciso viver com Cristo”. Para exercer a nossa arte, cumprindo a nossa missão, é preciso vivê-la com Cristo.

 

Por Laianne Viana, Membro da Comunidade Recado

 

 

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI