Posso rezar com música secular? E agora?

Posso rezar com música secular? E agora?

A música tem a força e a capacidade de mexer com os nossos sentidos e emoções. Alguns ritmos musicais podem causar alterações nos nossos sentimentos. Por exemplo, uma música executada em acorde menor é relacionada com expressões mais tristes. Já uma música executada em tom maior expressa mais alegria, euforia.

 

Porém, a música secular tem o poder de construir estilos, nos faz mudar as roupas, nada convencional, mudar nosso corte de cabelo. Já por outro lado, existem músicas que tem a capacidade de aumentar a nossa fé em Deus. A música católica utilizada na oração tem a finalidade de nos preparar para o encontro pessoal com Deus nas nossas orações individuais.

 

De fato, deveríamos discernir as músicas com as quais rezamos na luz do Espírito Santo, pedindo a ele o discernimento necessário. Há um versículo bíblico que descreve isso: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.”¹ Em alguns momentos, o Espírito Santo nos conduzirá a rezar com uma música secular, mas ele mesmo vai nos inspirando e nos revelando o porquê de rezar com essa música, ás vezes, esse tipo de música pode ser instrumento de cura e salvação para nós.

 

Mas é nítido, e necessário entender, que muitas músicas do meio secular não são propícias para rezarmos e conversarmos com Deus. Depende muito da letra, pois algumas fogem da realidade da fé que professamos. Porém também existem músicas seculares que falam de amor e que poderiam também revelar o nosso amor por esse Deus tão grandioso.

 

E agora, será que podemos ou não rezar com as músicas seculares? Assim como diz o versículo citado acima, que nem tudo nos convém, nesse momento é necessário pedir o discernimento ao Espírito Santo e nos perguntarmos: O que a música causa dentro de nós? Se eu rezo com músicas boas, que falam diretamente de Deus, do meu coração só transbordarão coisas boas, coisas do Alto.

 

Particularmente, nós Vocação Recado, temos como missão evangelizar através da música. E nessa proposta levar muitas pessoas a viverem uma experiência com Deus através da música católica. Ou seja, nós Recado priorizamos o uso de músicas católicas nas nossas orações, no nosso ministrar louvor e nas nossas vivências comunitárias. Ressaltando que a música secular não substitui a música católica.

 

Portanto, será que as músicas que rezamos estão de acordo com a fé que professamos? Faz-nos querer sair mundo afora e evangelizar? Faz-nos desejar encontrar com Deus todos os dias? Busquemos Jesus nas nossas orações e nos coloquemos diante de sua presença para discernir tudo isso. Ás vezes é necessário repensarmos as nossas influências musicais.

 

Por Rafaela Cassimiro membro da Comunidade Recado.

 

Referências

 

  1. 1 Cor 6, 12. Bíblia Ave Maria. https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/i-corintios/6/ . Acesso 28/01/2018.
  2. https://musica.cancaonova.com/formacao-para-musicos/que-musica-voce-tem-escutado/. Acesso  25/01/2018.