Por que tantos artistas têm problemas na sexualidade?

Por que tantos artistas têm problemas na sexualidade?

Na verdade a sexualidade é desafiante para todos os seres humanos. Mas, talvez fique a impressão que a sexualidade dos artistas é mais complicada que a de demais pessoas por conta do nível de exposição que alguns artistas experimentam. Mesmo se o seu grupo ou comunidade sejam pequenos, se há um artista aí, ele está exposto aos demais quando exerce sua arte. Mesmo numa dimensão menor ele está exposto e isso pode ser difícil para algumas pessoas.

BAIXE GRÁTIS O livro que é considerado o Manual do Artista Católico | Luiz Carvalho

Primeiramente é preciso colocar que a exposição do artista o coloca numa posição de despertar mais atração nas pessoas. O talento é um fator atrativo nas relações humanas e o talento artístico não é um talento privado, na maioria dos casos. Depois de uma boa apresentação é comum que o artista receba elogios e vá se tornando uma pessoa querida no meio onde ele está. E algumas pessoas se atraem muito mais pelo artista dos palcos do que pelo ser humano que está aí. É importante que cada artista cristão possa levar seu ministério com uma séria e firme castidade para que resista às eventuais propostas de queda na sexualidade que possam surgir. O artista de Deus precisa crescer no exercício do “não” para situações que o levem a pecar.

Além disso, é importante falar que a arte secular possui uma vinculação com muitas realidades sexuais que não casam com a moral católica. Isso faz com que o artista secular se veja numa situação onde ele possa ter tido muitas experiências sexuais e de diversos tipos. Esse mesmo artista ao passar por uma experiência pessoal com Deus e busque se engajar em um grupo ou comunidade pertencente à Igreja traga consigo uma bagagem considerável nesses assuntos. Isso faz com que seu processo de conversão seja mais delicado na área da sexualidade e o levem a ter até algumas quedas em relação a isso. É importante não subestimar essa área e sua força em determinadas situações. Todo artista cristão deve cultivar uma fecunda vida espiritual e se submeter a bons acompanhamentos pastorais para que seja orientado nas questões da sexualidade.

BAIXE GRÁTIS O livro que é considerado o Manual do Artista Católico | Luiz Carvalho

Essas dificuldades que apontamos não devem nos levar a ter uma visão pessimista em relação à arte para Deus. Cada artista tem uma responsabilidade pessoal em como lidar com sua humanidade para que ela não atrapalhe o exercício de sua evangelização. E se existem artistas com problemas sérios na sexualidade que afetam o seu ministério precisamos nos lembrar de outros artistas santos e com um forte testemunho no ministério artístico. Esses artistas santos existem para nos lembrar que é possível sim cultivar uma vida casta e santa com um ministério artístico criativo, inovador e profundamente fecundo. O primeiro passo de tudo é acreditar!

 

Por Leonardo Falconeri, Psicólogo e Compromissado da Comunidade Recado

 

 

Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.