Por que o artista católico tem que ser Mariano?

Por que o artista católico tem que ser Mariano?

Meditando esse questionamento a primeira coisa que veio a minha mente foi: mas é logico! Todo bom católico tem em seu coração um amor filial por Maria, um amor confiante, àquela que foi a primeira agraciada pelos méritos de Jesus Cristo, e que nos foi dada como MÃE, pelo próprio Jesus. Quis Deus que Maria participasse do início das primeiras comunidades cristãs, ela estava presente no Pentecostes, Maria a inseparável esposa do Espírito Santo viu crescer e se espalhar a Palavra viva de seu Filho Jesus. Que todos nós possamos fazer como o discípulo amado de Jesus, que acolheu Maria em seu coração, em sua casa, em sua vida.

Em relação, mais especificamente ao artista, este sim, é que deve mesmo ser mais íntimo de Maria. Pois ela é a esposa do Espírito Santo. E como diz São Luis Maria Grignion de Montfort:

“Tendo-a encontrado numa alma, o Espírito Santo, seu Esposo, voa para lá, entra plenamente e comunica-se a essa alma abundantemente e na mesma medida em que ela dá lugar a Maria. Uma das grandes razões por que o Espírito Santo não opera agora maravilhas retumbantes nas almas é que não encontra nelas uma união bastante íntima com a sua fiel e indissolúvel esposa.”

Dessa forma, olhando para o artista católico, podemos dizer que ele unido mais intimamente a Maria Santíssima, é um retumbante instrumento nas mãos de Deus, pois nele o Espírito Santo entra plenamente e se comunica abundantemente, na mesma medida em que este artista dá lugar a Maria em sua vida. E podemos dizer que a Consagração a Maria (a Jesus pelas mãos de Maria), para o artista, é a chave para esta plenitude.

O artista católico seja ele um compositor, instrumentista, bailarino, artista gráfico, fotógrafo, pintor, artesão, arte circense, seja qual for a modalidade de arte, toda a sua produção é instrumento de evangelização, pois do outro lado há um público, um expectador, ou melhor, há do outro lado uma alma que foi criada por Deus, para Deus. E o artista tem a oportunidade de ser esse elo, sua arte une a alma da criatura ao amor do Criador, através do encontro que pode ser provocado pela beleza, encontro dessa alma consigo mesma, com sua vida; e consequentemente, seu encontro com Deus. Esse encontro pode ser através de uma melodia, de uma dança, ou pintura, etc.

Das mãos de Maria nos vem todas as graças, ela é obra prima de Deus, é a mestra do louvor. Do Coração dessa Filha mais humilde de Deus conhecemos o mais perfeito louvor! A gratidão de sua alma pelas maravilhas que Deus fez à humanidade, através de sua pequenez, através de seu retumbante SIM, é eternizada por Maria em seu Magnificat, que é regado de sabedoria, de sólido conhecimento da Palavra, de intimidade com Deus. Maria é modelo ímpar para a arte.

O artista, por excelência, tem a possibilidade de tocar a alma das pessoas com a sua arte, e isto é algo muito sério, precioso. Assim, o artista católico, como poderoso instrumento nas mãos de Deus, deve ser um ARTISTA QUE REZA, que busca intimidade com Deus no dia a dia, que tem uma vida de oração, que busca alimento na vida sacramental. E tudo isso, é plenamente obra do Espírito Santo, é graça retumbante, que reflete na obra do artista, com VERDADE E UNÇÃO.

Nessa caminhada o artista mariano entregue a Maria, ou melhor, o artista consagrado a Maria (gerado pela graça em seu ventre), é mais perfeitamente formado, conduzido, auxiliado, transformado, inspirado e enviado pelo Espírito Santo! O artista consagrado a Maria está mais eficazmente ligado ao Sagrado Coração de Jesus, que é inseperável do Imaculado Coração de Maria! Você artista, não perca mais tempo, procure conhecer mais sobre a Mãe de Deus, aprofundar essa relação com nossa Mãe, a Mãe da Igreja, a Esposa do Espírito Santo! O Sacrário da Santíssima Trindade! Procure conhecer o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Nossa Mãezinha não vê a hora de te receber como filho eleito. Deus abençoe sua arte!

Por Aurilene Estevam de Aguiar - Membro da Comunidade Recado.

CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!