Padroeira do Brasil.

Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida.

 

Em meados do ano de 1717, Dom Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar, passou pela Vila de Guaratinguetá, no Vale da Paraíba, Estado de São Paulo, com destino a Minas Gerais. A Câmara foi designada a preparar um banquete para receber tão ilustre visita. Portanto, convocaram pescadores para trazer peixes para o conde e para todos os que vieram com ele.

Foram três pecadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, lançaram as suas redes no Porto Itaguaçu (Rio da Paraíba) e não tiveram sucesso. Então, lançaram pela segunda vez a rede próximo a Guaratinguetá e dessa vez, ao recolherem as redes, aparece a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sem a cabeça. Após lançarem mais vezes acharam a outra parte que faltava da escultura, e assim, envolveram as partes em um pano, levaram cuidadosamente. Lançaram mais vezes as redes e conseguiram pescar uma grande quantidade de peixes, que tiveram que recolher as redes e finalizar o trabalho.

O pescador Filipe Pedroso levou a Imagem para sua casa e a guardou por 15 anos. Logo depois, ele deixa a imagem com seu filho que constrói um pequeno oratório para colocar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e assim as pessoas começam a rezar o terço, inicia-se a devoção à Nossa Senhora.  Muitos prodígios começaram a acontecer nesse lugar, como a história do escravo Zacarias, que fez uma prece a Nossa Senhora Aparecida para libertá-lo da escravidão de um senhor cruel, e assim sucede que cai as correntes das suas mãos e assim, ele se torna livre e feliz. As correntes do escravo começaram a enriquecer o acervo de milagres provenientes da intercessão de Nossa Senhora.

No ano de 1984, os Missionários Redentoristas chegam e iniciam um trabalho de evangelização e começam a propagar a devoção à Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil. Em 16 de Julho de 1930, o Papa Pio XI, assina o decreto onde declara Nossa Senhora Aparecida Padroeira de todo Brasil. Com o aumento dos fiéis e de muitos romeiros, os Missionários Redentoristas juntamente com os Bispos ajudaram na construção da Basílica Nova, o maior Santuário Mariano do mundo que foi consagrada pelo Papa João Paulo II e a CNBB declara oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional.

Peçamos a Intercessão de Nossa Senhora de Aparecida hoje em nossas vidas, que ela nos alcance as graças mais necessárias. Deixemos que ela nos conduza sempre ao Coração de seu filho Jesus. Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós!

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/nossa-senhora-aparecida-padroeira-do-brasil/