Os passos mais importantes para o ministro de dança

Os passos mais importantes para o ministro de dança

Todo ministro de dança compreende a importância do alongamento e aquecimento no cuidado, preparação e desenvolvimento corporal. Todavia, quero trazer aqui uma dimensão inteira dessas duas ferramentas neste corpo que é todo inteiro. Como vimos anteriormente, nosso corpo não é formado apenas de membros e órgãos, mas é também mente, alma e coração (mesmo sendo órgão, aqui a dimensão trazida vai para além do físico, nos levando àquilo que nos permite tocar o sagrado com a nossa humanidade).

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Dessa maneira, devemos aquecer o nosso corpo não apenas fisicamente, mas também devemos aquecer e alongar (dilatar) a nossa mente, a nossa alma e o nosso coração. Mas como fazer isso?

Nossa mente, alma e coração são aquecidos e alongados (dilatados) por meio dos exercícios espirituais. Os exercícios espirituais têm por finalidade ser uma “escola de oração”, promovendo uma profunda união com Deus, bem como desenvolver as condições humanas e espirituais e ser uma ajuda para a pessoa alcançar a liberdade de espírito.

Nossa oração pessoal diária, a comunhão diária, o sacramento da reconciliação (confissão) em dia e a adoração semanal são alguns exercícios espirituais básicos para todo ministro de dança (de arte em geral) que nos permitem cuidar de nosso interior para que, assim como o exterior, estejamos bem preparados para o exercício da missão que Deus nos confiou. Estaremos então inteiros em unidade com o Criador.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

O terço mariano, o terço da misericórdia, jejuns e penitências são alguns outros exercícios espirituais que nos ajudam muito em nosso ministeriado, sobretudo, quando estamos em missão.

Aqui vai uma sugestão que agrega o aquecimento e alongamento corporal e espiritual: quando for fazer o aquecimento procure colocar músicas que são utilizadas como animação, pois elas naturalmente te trarão energia e vai gerar interiormente um movimento e ritmo cardíaco mais acelerado. Contudo, não faça o aquecimento pensando unicamente no físico, faça o aquecimento como se estivesse se preparando para dançar numa animação de um “louvorzão”, em que você, nos movimentos, deverá transbordar toda a alegria de quem encontrou o amor de Deus. Assim, você estará aquecendo não só o corpo, mas também a mente, a alma e o coração, preparando o físico para acolher os movimentos coreográficos e abrindo o seu interior para a ação do Espírito Santo de Deus.

Tendo aquecido corpo, mente, alma e coração, agora é o momento do alongamento. Aqui a sugestão é: Use de preferência músicas oracionais ou músicas que estão sendo preparadas, coreografadas para alguma missão, pois ajudarão a interiorizar a letra, a melodia e a mensagem que ela lhe traz. Faça do alongamento não apenas um momento em que seu corpo será levado ao seu limite físico, mas deixe que sua mente e, sobretudo, sua alma e seu coração sejam dilatados pela ação do Espírito Santo. Verá que por muitas vezes, num simples alongamento, fará uma experiência de intimidade com Deus, que lhe falará pelo seu próprio corpo.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Lembre-se que o seu corpo é imagem visível de um Deus invisível, que traduz em movimentos a mensagem do amor de Deus não somente aos outros, mas primeiramente a si mesmo. Só se pode transbordar com verdade e profundidade a experiência que se vive. Dança também é testemunho!

 

Por Laianne Viana, Membro da Comunidade Recado

 

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.