Onde podemos encontrar a misericórdia de Deus?

Onde podemos encontrar a misericórdia de Deus?

Para o Papa Francisco, a palavra misericórdia “evoca um comportamento de ternura. O termo em hebraico, usado na Bíblia, significa entranhas, e faz pensar no amor visceral materno. Deus está disposto a amar, proteger e ajudar, dando-se todo por nós.”1 Assim como uma mãe que sempre está a dar-se por seu filho, entrega totalmente sua vida, é algo de dentro, das entranhas de uma mãe, para que seu filho fique a salvo. 

 

Essa experiência com a misericórdia de Deus se concretiza, de fato, dentro do Coração Dele. Mesmo que muitas vezes sejamos falhos, pequenos e pecadores, Jesus vem ao nosso encontro e nos chama a adentrar dentro desse Sacratíssimo Coração que é manso, humilde e sobretudo misericordioso, que com imenso Amor ultrapassa nossa humanidade.


Como podemos nos adentrar neste Coração? Onde encontrar essa misericórdia? Podemos encontrá-lá através de dois sacramentos: o da confissão e o da Eucaristia.


Ao confessarmos nossas mazelas diante de um sacerdote, que de fato, é também o rosto misericordioso de Jesus. Quando recebemos a absolvição dos pecados, nesse momento, é derramada sobre nós a misericórdia sobre nossos corações porque o Senhor quer fazer de nós, filhos Dele, com um coração puro “para que sejamos irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo”2 e cada vez mais santificados por Ele.


Na Eucaristia é o próprio Jesus que vem ao nosso encontro, em cada altar, em cada comunhão onde relembramos sua Santa e dolorosa Paixão, recordamos o Teu Coração transpassado pela lança de onde jorra em cada celebração Eucarística rios de misericórdia sobre nós. É nítido reconhecer que o Senhor se entrega , doa-se, nas entranhas, dá sua vida por nós quando nos deixamos encontrar com Ele, quando comungamos de Seu Corpo Santo e Precioso Sangue.


É importante ressaltar que para viver essa experiência do encontro com a misericórdia é necessário existir dentro de nós um desejo, do querer se converter, arrepender-se, de lutar contra nossas mazelas e assim assumirmos dentro nós uma nova vida em Cristo Jesus.


Enfim, a misericórdia se manifesta também através da nossa arte, do nosso louvor, do nosso ser músico, do nosso dançar. Alguns até a experimentam nos momentos de dor e sofrimento. Outros na alegria e no louvor. Essa graça é para todos e Deus concede a quem Ele quer. Basta querermos experimentar! Deus é um Pai paciente e está esperançoso a se encontrar conosco. Mergulhemos dentro desse Coração Misericordioso com ousadia.

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

 

1.https://www.google.com.br/ampls/ótimo.aleteia.org/2016/01/13/papa-francisco-explica-o-significado-da-misericordia/amp/

2. I Coríntios 1,8.

3.https://formação.cancaonova.com/diversos/a-misericordia-de-deus-e-infinita/