O TRIPÉ DO CRISTÃO

O TRIPÉ DO CRISTÃO

O TRIPÉ DO CRISTÃO

 

O único caminho que pode ser sedimentado à medida em que se caminha com Cristo, é o famoso Tripé do Cristão. Com o uso destes três elementos, pode-se ter uma caminhada mais sadia e duradoura: Oração pessoal, leitura da Palavra e práticas de caridade. São complementares e fundamentais.

De modo geral, quando se fala de espiritualidade, pensa-se logo em quantidade, ou seja, o quanto uma pessoa deveria rezar para ser considerada em um nível superior de espiritualidade. O que não é bem assim. Não estamos falando de banco de horas em oração e missas frequentadas!  Estamos falando de prática de oração, de vida de oração.

A Espiritualidade é um dos pés de sustentação da caminhada, porque encontrar-se com Deus deve ser prazeroso, tocante e íntimo. É preciso ter um encontro pessoal e de amor com Jesus diariamente na oração pessoal, fundamentada na Palavra e materializá-la nas práticas de caridade.

Como segundo pé do Cristão, há a leitura da Palavra de Deus. Essa prática costuma ser a menos utilizada pelos cristãos. Ora, estão preocupados com todas as coisas que têm por fazer, acordam sempre atrasados, chegam sempre cansados, estão na maioria do seu tempo com alguém ou falando com alguém e dedicam muito pouco tempo à leitura da Palavra!

Queremos e precisamos buscar e aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus, porque nela temos as orientações de como e o que fazer.

A Bíblia é uma leitura densa, mas que, com alguns poucos toques, permite que sua riqueza intrínseca seja descoberta. Os exemplos que achamos nela são edificantes e esclarecedores, com lindas mensagens de perseverança. Inúmeros personagens bíblicos passaram pelas mesmas situações que passamos no nosso dia–a–dia e, com certeza, associar nossa oração à prática da leitura da palavra é fortaleza de caminhada para nós.

O terceiro pé, práticas de caridade, é o que proporciona momentos lindos do amor de Deus materializado para quem caminha!  

Pense o quanto o sorriso de uma criança carente, um abraço de uma família amparada pelo amor de uma comunidade, a recuperação de um jovem dependente químico, por meio da nossa ajuda, tendo restaurado ou atendido sua necessidade, mexe com nosso interior. Veja o quanto isso motiva e dá sentido a tudo o que lemos na palavra, a tudo que queremos viver na fé!

O segredo da prática da caridade está em ser uma constante na vida do cristão. Esta prática alimenta o sentido cristão de fazer diferença na vida das pessoas. Essas práticas associadas à partilha da palavra e oração, em conjunto com quem está sendo alvo da caridade, converte não somente quem está se beneficiando, mas também aquele que ajuda.

Não usar desse tripé ou ter uma prática desequilibrada, ajuda a cada cristão a construir o fim da sua caminhada. Assim não se aguenta mais ficar por anos a fio caminhando, pois sem o tripé muitos ensinamentos ficam sem sentido!

 

Jacqueline Gelain, vocacionada Comunidade Recado.

 

REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS:

http://eadseculo21.org.br/ead/?opcao=visualizarCategoria&ID=2;31&tipo=4

(Curso Espiritualidade Jovem).