O que é o dom de Parresia?

O que é o dom de Parresia?

Em algum momento você já ouviu falar na sua paróquia, no grupo de oração ou até mesmo em uma comunidade católica sobre os dons do Espírito Santo. Dons de cura, milagres, profecia, etc. Estes nos são dados por Deus e que só podemos compreender à luz do Espírito Santo.

A Parresia é também um dom extraordinário que Deus derrama sobre nós. Essa palavra significa coragem, entusiasmo, intrepidez. Não é um estado de ânimo, mas sim estar cheio da presença de Deus. Não é somente a coragem de falar, é confiar profundamente em Deus e na mensagem que se anuncia.

É muito comum lermos em Atos dos Apóstolos a coragem que os primeiros cristãos tinham em anunciar, pregar o evangelho. Após receberem o batismo do Espírito Santo no Cenáculo, eles tornaram-se cheios do Espírito Santo, ousados na fé e na propagação da palavra de Deus. Não conseguiam ficar parados, desejavam intensamente falar do que tinham “ouvido e visto”, nada os faziam ficar calados.

Segundo o Papa Emérito Bento XVI disse à juventude: “O Espírito Santo renovou interiormente os apóstolos, revestindo-os de uma força que os tornou audazes para anunciar sem medo: ‘Cristo morreu e ressuscitou’. Livres de todo o temor, eles começaram a falar com franqueza (Atos 2,29 - 4,13; 4,29-31). De pescadores amedrontados, tornaram-se corajosos anunciadores do Evangelho. Nem sequer os seus inimigos conseguiam compreender como homens ‘iletrados e plebeus’ (Atos 4,13), eram capazes de manifestar uma coragem como esta e suportar as contrariedades, os sofrimentos e as perseguições com alegria. Nada podia detê-los”. ¹

Portanto, a Parresia gera dentro de nós um amor inflamado, um desejo forte de anunciar o Cristo Ressuscitado para nossas famílias, amigos, paróquia e comunidade. É levar a alegria de Deus para aqueles que sofrem. É restaurar a comunidade pedindo sobre ela esse dom, pedindo ao Espírito Santo que derrame sobre nós a coragem, a ousadia, a alegria de pregar o seu evangelho nessa sociedade individualista, capitalista, relativista, consumista, materialista. Precisamos pedir a Deus o dom da Parresia sobre nós, senão tivermos essa coragem e intrepidez, dificilmente tocaremos os corações das pessoas, dificilmente seremos novas pessoas em Cristo Jesus.

Assim com os apóstolos pediam sempre a Deus essa graça, que nós também tenhamos essa coragem e constância de pedir ao Senhor todos os dias. O mundo hoje precisa ser restaurado e reestruturado pelo Espírito Santo e nós seremos esse canal na vida de muitas pessoas. Vem Espírito Santo!

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. ²

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://www.rccbrasil.org.br/espiritualidade-e-formacao/index.php/artigos/869-parresia-um-dom-extraordinario
  2. 2 Coríntios 5, 17.
  3. Livro Reinflama o Carisma, Mons. Jonas Abib.