O que é a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus?

O que é a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus?

“O culto litúrgico ao Sagrado Coração de Cristo na sexta-feira seguinte ao Corpus Christi teve início no século XVII com são João Eudes († 1680) e santa Margarida Alacoque († 1690), embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, recebendo a primeira aprovação pontifícia um século mais tarde. Em 1856, o papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja, e em 1928 Pio XI lhe deu a máxima categoria litúrgica. A reforma pós-conciliar renovou profundamente seus textos com base no formulário da missa composto por ordem de Pio XI” (JULIÁN LOPESMARTÍN). ¹ A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma devoção inspirada pelo Coração do próprio Deus para que cada um de nós pudéssemos diariamente experimentar desse amor e misericórdia que o Senhor tem por nós.

Nesse dia de sexta-feira que é considerado importante para toda a Igreja, também é o momento de nós agradecermos a Deus por ter nos doado o Teu Coração, que é manso e humilde, rico em bondade. É a mística do afeto, do carinho e da ternura. Jesus nos convida a mergulharmos dentro desse Coração, que é símbolo, mas também uma espiritualidade. Mergulhar no sentido de conhecer profundamente o Senhor, de reconhecer tudo que Ele é e tem sido em nossas vidas.

Esse Coração foi transpassado, ferido e aberto pela lança do soldado. Naquele momento jorrou sangue e água. Abriu-se de forma misteriosa uma via de acesso do amor de Deus. O Coração, solo santo, sagrado, aberto é um caminho para que nós possamos chegar até Deus, em intimidade. O Coração aberto de Jesus jorra uma fonte de vida eterna!

Que nessa Solenidade do Coração de Jesus nós possamos fazer a experiência de mergulhar nesse amor e misericórdia de Deus adentrando, em intimidade e desejo, no Teu lado aberto. E nessa intimidade deixemos o nosso coração ser configurado com o Coração de Cristo, sermos somente um só coração com o Senhor e, também, sermos propagadores dessa devoção levando esse Infinito Amor a toda a humanidade.

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://www.comshalom.org/solenidade-do-sagrado-coracao-de-jesus-o-homem-na-busca-do-amor/
  2. https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/a-festa-do-coracao-de-jesus/