O Problema não é ser pecador

O Problema não é ser pecador

(Homilia do Papa Francisco adaptada)

O problema não é ser pecador, o problema é não se deixar transformar no amor pelo encontro com Cristo. A vida de Pedro é um diálogo de amor entre o Senhor e seu discípulo: desde o primeiro “segue-me” até o nome novo (Cefas, pedra). Depois, quando Pedro o reconhece como Cristo e logo após diz não ao caminho da cruz que Jesus anuncia, o Mestre o responde: “Afasta-te de mim, Satanás!”, e ele aceita essa humilhação.

Pedro costumava acreditar que era corajoso: no Getsêmani é “fogoso” e pega a espada para defender Jesus, mas depois o nega três vezes. Pedro chora. Nesses encontros, Jesus vai amadurecendo a alma e o coração de Pedro no amor. Por isso Pedro, quando ouve que Jesus por três vezes lhe pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas?”, envergonha-se, porque se lembra de quando, por três vezes, disse que não o conhecia. O Senhor faz conosco o que fez com Pedro, faz com que nos sintamos pecadores. O problema não é ser pecador, e sim não se arrepender do pecado, não ter vergonha do que fizemos. Pedro sente essa vergonha, tem essa humildade.

Pelo grande coração de Pedro, seu pecado é um fato que o leva a um novo encontro com Jesus, o leva à alegria do perdão. O Senhor não abandona a sua promessa de quando disse “tu és pedra”, mesmo depois da negação de Pedro Ele lhe diz “apascenta as minhas ovelhas” e entrega o seu rebanho a um pecador.

Pedro se deixou moldar pelos muitos encontros com Jesus e isso serve a todos nós, pois também estamos nesse caminho. Pedro é grande, não porque é corajoso, mas porque é nobre, tem um coração nobre, e essa nobreza o leva ao choro, a essa dor, a essa vergonha e também a aceitar o seu trabalho de apascentar o rebanho.

Peçamos ao Senhor hoje, que esse exemplo de vida de um homem que se encontra continuamente com o Senhor, e o senhor o purifica, o torna mais maduro, ajude-nos a seguir adiante, buscando o Senhor e o encontrando, e mais do que isso, deixando-nos encontrar pelo Senhor. Esta é uma graça, a graça que Pedro nos ensina, que nós a peçamos no dia de hoje!

 

Papa Francisco, homilia de 17 de maio de 2013