O papel do núcleo no ministério de dança

O papel do núcleo no ministério de dança

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição no Webinário "Técnica e Unção é crescer ou morrer!"

Núcleo no ministério de dança? Talvez você nunca tenha ouvido falar disso. Talvez esta seja uma realidade desconhecida para você que é ministro de dança, membro ou coordenador. Mas, esta é uma excelente estrutura organizacional que muito contribui no desenvolvimento individual e coletivo de um ministério de dança. Coordenar um ministério de dança sozinho é possível, mas se torna muito desgastante e até mesmo frustrante às vezes, devido a grande demanda de responsabilidades depositadas numa única pessoa. A estrutura organizacional que inclui o núcleo do ministério diz respeito a um compartilhamento de responsabilidades, uma liderança compartilhada.

O núcleo é formado por membros do ministério que são geralmente escolhidos pelo coordenador e exercem a função de o auxiliarem nas atividades do ministério. Os núcleos são acompanhados pelo coordenador e formados para serem os próximos líderes. Ninguém é eterno! Tudo na vida tem um tempo certo e muitos ministérios de dança acabam quando o coordenador sai (seja qual for o motivo), pois os membros do grupo não foram formados para liderar. Num curto espaço de tempo, os membros vão se distanciando e, de repente, o ministério acaba.

Normalmente são escolhidos dois membros do ministério para serem núcleos, mas, no caso de ministérios pequenos que possuem de 4 a 6 membros, pode-se escolher apenas um membro como núcleo. Vários são os fatores que caracterizam um membro que núcleo, dentre eles, os mais importantes são: organização, dedicação e comprometimento com o ministério, sentido de pertença, assiduidade, pontualidade e maturidade (humana e espiritual).

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição no Webinário "Técnica e Unção é crescer ou morrer!"

As atribuições do núcleo são definidas pelo coordenador e não têm uma fórmula, uma obrigatoriedade, suas atividades serão direcionadas conforme a necessidade do ministério. Caberá ao núcleo, por exemplo, conduzir um momento de louvor, fazer a oração final ou inicial das reuniões, conduzir ensaios, ministrar formações, pregações para o ministério, conduzir momento de oração e, principalmente, na ausência do líder (coordenador), conduzir toda a reunião. Em casos de missões, poderão também ser direcionados pelo coordenador a assumirem a responsabilidade por determinada missão.

Compreende-se que as pessoas que constituem o núcleo do ministério de dança são aquelas que caminham lado a lado com o coordenador e o auxiliam em tudo. É um compartilhamento não só de tarefas, mas de responsabilidades, por isso, a importância de serem membros verdadeiramente comprometidos com o ministério, que tem um sentido de pertença bem definido e que tem maturidade humana e espiritual para conduzir as ovelhas na ausência do pastor. São pessoas em que se pode confiar o exercício do ministério.

Assim como o coordenador, os membros do núcleo precisam ter uma vida de oração e intimidade com Deus. São exemplos e testemunho às ovelhas. E mais do que palavras, são as atitudes coerentes que irão ensinar as ovelhas a cada dia. O famoso jargão: “Faça o que digo e não faça o que eu faço” não se aplica de maneira alguma dentro da realidade do ministério. Núcleo e coordenador devem ser os primeiros a dar o exemplo.

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição no Webinário "Técnica e Unção é crescer ou morrer!"

Por Laianne Viana, Membro da Comunidade Recado

 

 

Você acha que está faltando mais formação para os artistas católicos? Então CLIQUE AQUI e temos uma solução para te apresentar.