O louvor e a música: Missão RECADO!

O louvor e a música: Missão RECADO!

A arte na Comunidade Recado é mais que um instrumento de evangelização, é o LUGAR da manifestação de Deus, é o lugar de LOUVOR é o lugar de ENCONTRO! Confira abaixo mais um trecho do novo livro da Comunidade Recado - "A Arte de Louvar": 

Deus é tão maravilhoso e o sopro do Espírito tão forte, que suscitam os novos carismas para santificar, para evangelizar, para atrair os que possuem aquele mesmo Carisma e assim formá-los o mais perfeitamente possível para que sejam aquilo que Deus quer e assumam seu papel na Igreja e no mundo.

No Carisma da Comunidade Recado, o papel do louvor é inquestionável. Dizem as Regras de Vida dessa Comunidade que a vida de seus membros deve ser “baseada e fundamentada no louvor”. Porém, podemos nos perguntar: O que tem a ver a música com o louvor? E respondemos: TUDO!

A Comunidade Recado empenha-se na profissionalização dos artistas, de modo especial dos músicos. Para quê? Para que os seus músicos cantem e toquem o “mais perfeitamente possível” os louvores a Deus, para que cantem o canto novo de que fala Santo Agostinho. E não somente eles, mas todo o povo de Deus que os escuta. A vida dos artistas da Comunidade Recado deve refletir esse novo canto e deve levar outros a terem essa mesma vivência.

O objetivo da profissionalização dos artistas católicos, vivida pela Comunidade Recado, é leva-los a uma intimidade com o louvor e, a partir daí, recuperar na música o espaço que pertence a Deus e que o mundo quer constantemente roubar. Assim, o sentido da profissionalização é fazer com que os artistas e também os demais membros da comunidade sejam conduzidos através de uma música cantada com unção e com qualidade a uma habilidade no louvor, a uma experiência de Deus.

Outro objetivo da profissionalização é recuperar os filhos de Deus que foram aprisionados pelos encantos do mundo. A vivência da arte com unção, com qualidade, no Carisma Recado, é para salvar os que estão perdidos. Todas as expressões artísticas dentro da Comunidade existem para aproximar de Deus aqueles que estão distantes d’Ele, que se encontram “sem vida”, sem ânimo. Também existem para serem convite a uma vida de louvor, através do encontro com o Senhor, e fazer com que esses filhos e filhas se “voltem abertos a Deus e ao Seu plano de amor” (Regras de Vida Recado nº69).

A música e todas as artes plásticas, cênicas, circenses, literárias e visuais, no Carisma Recado,
existem para o louvor a Deus. Assim, como não existe música sem notas musicais, não existe Comunidade Recado sem o louvor.

Tudo na Vocação Recado existe para louvar e glorificar o nome de Deus! É um Carisma muito próprio, santificador, que salva, que cura e que liberta.

Fonte: TOZADORE, H.; CARVALHO, L. A Arte de Louvar. 2016.

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.