O Louvor como chave para a inspiração artística!

O Louvor como chave para a inspiração artística!

O Livro “A Arte de Louvar” tem alcançado muitos pessoas e mostrado que o louvor a Deus é muito mais que simples orações, mas é uma nova maneira de encarar a vida! Acompanhe abaixo o quanto o louvor pode ser a saída para inúmeras situações:

 

Para muitos, a inspiração é ainda um grande mistério. Não se sabe de onde ela vem. Outros dizem que ela é fruto do momento, é uma ideia que surge de repente, um pensamento, um sentimento, uma motivação.

Muitos músicos e artistas abandonam seus ministérios porque acabou a “inspiração”. Para falar a vocês, tomo a passagem de Habacuc: “porque então a figueira não brotará, nulo será o produto das vinhas, faltará o fruto da oliveira, e os campos não darão de comer. Não haverá mais ovelhas no aprisco, nem gado nos estábulos. Eu, porém, regozijar-me-ei no Senhor. Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação. Javé, meu Senhor, é minha força; ele torna meus pés ágeis como os da corça, e me faz andar sobre os cimos. Ao mestre do canto. Para instrumentos de corda”. (cf. Hab3, 17- 19).

A escassez à qual Habacuc se referia era a fome, mas podemos trazer para todas as realidades humanas e espirituais. Essa escassez pode ser a aridez espiritual, a falta de vontade, a depressão, as provações, as tentações, o desemprego, a dor, a morte, a falta de inspiração. O louvor deve acontecer em meio à nossa fome, à nossa escassez. Por maior que seja a prova pela qual tenhamos que passar, por mais difícil que seja a experiência de perder tudo ainda louvaremos a Deus, pois Ele tem tudo sob seu controle e cuida de nós. Mesmo que há tempos você não componha, não toque, não cante, não poetize mais, não escreva, não atue, ainda assim louve! Enalteça a Deus, porque tudo é dEle e para Ele.

E quando falta inspiração para o músico, para o escritor, para o artista? O que ele faz? Louva a Deus! Essa tem sido uma das minhas grandes experiências como escritora: muitas vezes falta-me a inspiração. Passei longos meses com palavras, frases, ideias dentro de mim sem conseguir transmiti-las aos outros nem transcrevê-las no papel.

Todos nós podemos passar por isso. E o que fiz? Esperei, confiei, me abandonei, louvei a Deus e aguardei o tempo dEle, que não é o meu tempo. Esperei a mão dEle e, acima de tudo, fiz dEle a minha maior inspiração!

Artista católico respire Deus para transpirar inspiração. Respire o Amor, a Eucaristia, a oração para que você transpire o odor de Cristo, o perfume suave que toca os corações! Espere o tempo de Deus! Fique próximo dEle! Confie nEle e certamente Ele agirá!

 

Fonte: TOZADORE, H.; CARVALHO, L. A Arte de Louvar. p. 44-45. 2016

Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.