O artista católico é humilde se atrai as pessoas para ele?

O artista católico é humilde se atrai as pessoas para ele?

Autorreferência, segundo a enciclopédia Wikipédia, se refere à capacidade de um sujeito de falar de ou referir-se a si mesmo: ter o tipo de pensamento expresso pela palavra "eu". É aquela pessoa que se remete sempre a ela e a partir dela.

No meio católico, devemos observar muito nosso comportamento e ter muito cuidado com o nosso “ser artista”, pois, o modelo a ser seguido é a humildade de Jesus. Os dons e talentos que Ele nos deu são meios e instrumentos para que a mensagem da Boa-nova e as sementes de seu Reino cheguem até o coração de outras pessoas, e a arte é uma aliada eficaz no cumprimento desta tarefa.

Quando temos uma experiência com Jesus, verdadeiramente o nosso coração se abre para as coisas do alto e para o amor a Ele e aos irmãos. Não é possível buscar somente a si, pois o amor divino fica impresso em nossa alma, e assim somos movidos a caminhar em direção a Ele.

“Somente graças a este encontro – ou reencontro - com o amor de Deus, que se converte em amizade feliz, é que somos resgatados da nossa consciência isolada e da autorreferencialidade”.1

São Paulo explica bem em sua carta aos Filipenses o verdadeiro significado da palavra humildade que, para nós, cristãos, tem grande valor, não significando a desvalorização de si, mas atitude do verdadeiro servidor de Deus que se dispõe e se entrega para servir aos outros como expressão concreta da finalidade de sua vida.

Na Carta aos artistas, São João Paulo II nos fala: “Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve.”2 A humildade, portanto, deve ser algo fundamental, pois, a nossa missão é levar e atrair o outro a ter uma experiência com a beleza e o amor de Deus. O artista católico deve sempre fazer sua arte em nome de Jesus Cristo e deve partir Dele todas as suas ações, pois, se nós amamos é porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4, 10.19). Quem teme ao Senhor, busca sempre Sua vontade e permanece fiel ao seu modo de ser e agir.

Por: Waleska Bezerra - Compromissada da Comunidade Recado.

Clique aqui e leve a Comunidade Recado para dar formações, whorkshops artísticos, conduzir retiros e realizar shows na sua cidade!



1. FRANCISCO, Papa. Ano da vida consagrada – Alegrai-vos – Carta circular aos consagrados e as consagradas. Edições Paulinas. 1ª edição. 2014. P. 24.

2. São João Paulo II. Cartas aos artistas. 12.

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI