Música e Igreja: No caminho de uma mesma história

Música e Igreja: No caminho de uma mesma história

Texto 1 da Série "Música e Igreja"

 

Os estudos sobre o início da história da música universal estão muito relacionados com o início da história da música da Igreja Católica.

Antes desse registro musical religioso, é obvio que houve a existência de outras culturas que tiveram a música como expressão, até mesmo em seu culto ao transcendente, porém não há documentos históricos que nos deem um detalhamento rico sobre como se davam exatamente essas manifestações artísticas. Os Sumérios, assírios, Egípcios, hebreus, indianos, chineses e gregos são exemplos de culturas que antecederam cronologicamente ao culto cristão e que por sua vez também exploraram a música dentro de sua crença própria. Difícil é, dentro da história, separar a música do culto ao divino.

Por haver a preocupação em guardar os registros litúrgicos próprios de cada tempo, a música católica é terreno fértil para os estudiosos: há muito material historiográfico para dar corpo, forma e é claro, som ao passado que se faz presente através desses registros. Não é a toa que o conhecido livro de pesquisa “Uma breve História da Música” de Roy Bennett começa a partir do período histórico da música medieval. Outro livro clássico para este tipo de estudo é o “Breve História da Música” de GROUT e PALISCA, que também enfatiza bem “O Canto Litúrgico e o Canto secular na Idade Média” sendo um dos capítulos iniciais, havendo apenas um anterior: “a situação da música no fim do mundo antigo”.

Nos textos a seguir, pretendo comentar alguns pontos que vejo como pertinente para conhecer a rica história da música católica. Gostaria de agradecer ao professor do Conservatório de Tatuí Giovani Estéfani Briguenti por despertar em mim o gosto de conhecer a história cultural de nossa Igreja Católica nas aulas de História da Música do Conservatório de Tatuí. Agradeço a ele por todo respeito ao mundo católico, e mais que isso, testemunho de que é possível ser autentico na fé em Deus por nós escolhida com criticidade, coerência e profissionalismo.

 

Por Mabel Zattera, Musicista e Membro da Comunidade Recado.

 

Quer ler os outros textos da Série, clique AQUI!

 

Bibliografia:

BENNETT, Roy. Uma breve história da música/ Roy Benett; tradução Maria Teresa Resende Costa-Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. Historia da musica ocidental. Tradução Ana Luisa Faria. Lisboa- Gradiva, 1994.


Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.