MISERICÓRDIA: O amor em meio às misérias

MISERICÓRDIA: O amor em meio às misérias

O Santo Padre estabeleceu como lema do Ano Santo a exortação de Jesus: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso" (Lc 6, 36), assinalando a virtude da misericórdia como um "critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos". "Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco", ensinou. Ao indicar o caminho para praticar essa virtude, o Papa pediu aos fiéis que ficassem atentos à voz de Deus. "O imperativo de Jesus é dirigido a quantos ouvem a sua voz. Portanto, para ser capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. Isso significa recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra que nos é dirigida".

Misericórdia é o nome que o amor recebe em meio às nossas misérias. Esse amor que nos abraça só pode mesmo vir de Deus. O Senhor precisa das nossas misérias para ser misericordioso, é nessa hora que Ele encontra a oportunidade de nos mostrar o Seu amor. Se Deus nos trata com misericórdia, nós também devemos nos tratar assim uns aos outros. Deus ama a todos e sua misericórdia é para todos, sem exceção. A misericórdia do Senhor não é algo que é dada com medida. Não é algo que o Senhor dá às vezes. Ele tem piedade de nós de forma permanente.

A Misericórdia é uma característica de sua própria natureza. Como Ele nos aconselha em Hebreus 4,16: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

Que todos nós possamos recorrer a esse Pai cheio de amor e, mais do que recorrermos, que possamos ser luzeiros de misericórdia para aqueles que estiverem a nossa volta.

Referências: Suma Teológica, II-II, q. 30, a. 4. Cf. Homilia 21: CCL 122, 149-151.

 

Por: Paulinha Nogueira, Membro da Comunidade Recado.

 

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI