Mas isso é música?

Mas isso é música?

Olá povo de Deus! Hoje caminharemos por um assunto típico a todos nós.

Segundo The Concise Oxford English Dictionary música é a arte de combinar sons visando à beleza da forma e a expressão das emoções; os sons assim produzidos; som agradável, por exemplo o canto de um pássaro, o murmúrio de um riacho, o latido de cães.

Você já se perguntou se isso é música? Bem, existem diversos sons ao nosso redor. Deus nos surpreende através da música ou dos sons que nos rodeiam.
Imagine-se acordando com o canto dos pássaros, com o galo cantando, ou com os cachorros latindo, com o barulho da chuva ou com um trovão.

Já pensou que interessante é o som do nosso espreguiçar? E nossa respiração constante? Quando abrimos a janela de nosso quarto, quando caminhamos, quando bebemos água, abrimos a torneira, apertamos a descarga, escovamos os dentes. enfim. Quantos motivos para louvar a Deus não é mesmo?

Pensando nisso busque perceber esses movimentos, esses acontecimentos diários na sua vida. Perceba quantos sons, agradáveis e também outros desagradáveis nos circundam.

Para balancearmos tudo isso existem os sons agradáveis e também os ruídos, basta percebermos as buzinas dos automóveis, carros derrapando, barulhos e ruídos vindos de uma construção ou um copo de vidro quando cai ao chão, um liquidificador, talheres sendo lavados. Tudo isso seria arte? Ou somente os sons agradáveis?

Diante dessa reflexão faça esse treino auditivo de percepção musical, repare quanta música ou “material sonoro” existe em nosso cotidiano. Desse simples treino é possível observar quantas maravilhas existe ao nosso redor e quanto amor Deus nos dá através de simples situações ou simples sonoridades novas à nossa percepção auditiva.

*RUÍDO: Qualquer som indesejado.

REFERÊNCIAS: SCHAFER, R MURRAY. O ouvido pensante. R. Murray Schafer. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. Revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. 2ª Edição. São Paulo. Editora Unesp. 2011. 408p.

POR: Rafael Felipe de Oliveira Meira - Membro da Comunidade Recado.

Qual a forma de fazer as formações católicas chegarem ao Brasil e ao mundo? CLIQUE AQUI e temos uma solução.