Liberdade Humana

Liberdade Humana

A liberdade humana prevalece sobre a vontade de Deus?

 

“Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.” Neste versículo de João (Jo 8, 32), o Senhor deixa claro para nós qual é o pré-requisito da liberdade: a verdade. Mas você pode se perguntar: “de que verdade Deus está falando?” A verdade que vem d’Ele e que apenas Ele pode nos dar (Jo 14, 6); que nos torna capazes de dizer sim a Ele, independentemente daquilo que possamos compreender, sentir ou experimentar.

Deus nos deu a liberdade. Mas essa liberdade não é a que o mundo prega – viver segundo nossos próprios critérios (ir aonde quiser, com quem quiser e voltar quando bem entender). A verdadeira liberdade, por mais contraditório que possa parecer num primeiro momento, é ser submisso à vontade de Deus, que não nos levará a nenhum lugar ruim, afinal, Ele só quer o nosso bem. Sendo que, para ter uma intimidade maior com Deus e o único caminho para conhecermos Sua vontade, é tendo uma vida de oração, porque é através dessa vida de oração que o próprio Deus nos revelará o que Ele quer para nossas vidas.

A partir do momento em que conhecemos a vontade de Deus e não a fazemos, a vontade humana prevalecerá sobre a vontade d’Ele, pois, como o Senhor respeita a nossa vontade, o nosso livre arbítrio (que nos fora dado por Ele mesmo!), Ele não nos obrigará a fazer absolutamente nada daquilo que não queiramos fazer. Mas é importante ter o discernimento de que a nossa liberdade, se for usada de mal jeito, pode nos levar a caminhos que nem sempre terão volta pois, quando pecamos, nos tornamos escravos do pecado (Jo 8, 34).

É fato que nem sempre será fácil fazer a vontade de Deus – Ele pode nos pedir coisas que consideramos muito caras para nós – e a nossa liberdade, por muitas vezes, estará propensa a desistir de Sua vontade, mas é necessário ter em mente que Ele não nos dará uma cruz mais pesada do que podemos suportar e que Ele sempre estará do nosso lado, nos ajudando a suportar tudo o que vier e Sua vontade sempre será o melhor para nossas vidas. Pois, como diz a Palavra: Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, encontrareis descanso para vós. Pois meu jugo é suave e meu fardo é leve (Mt 11, 29, 30).

 

Por Débora Silva, Membro da Comunidade Recado.