Jovem, qual a sua resposta?

Jovem, qual a sua resposta?

O anseio de expandir suas relações, trocar experiências, obter novos conhecimentos, ou simplesmente expressar-se enreda o jovem numa teia sem fios, dentro da qual ele tem acesso à informação rápida, a grupos afins e a valores dos mais diversos, expondo-lhe ao risco, não apenas da dependência tecnológica, mas especialmente, do individualismo e da indiferença ao outro.

A necessidade de manter-se sempre conectado, assim como a insegurança própria do jovem em suas relações interpessoais, pode levá-lo a aprisionar-se, comodamente, ante uma tela, substituindo seu contato com o outro pela troca de email, sms ou post, esquecendo a necessidade que o homem tem do encontro presencial, do “olho no olho”, do contato com a pessoa, o qual promove troca e compartilhamento.

Na contramão dessa “infomar”, a Igreja Católica no Brasil dá ao jovem a oportunidade de repensar seu papel evangelizador, através da Campanha da Fraternidade que, em seu lema, traz as seguintes palavras: “Eis-me aqui. Envia-me!” Isa 6,8.

Temos aí palavras de quem se põe à disposição para qualquer tarefa a ser cumprida, e mais, de quem deseja sair de si para cumpri-la. O profeta Isaías não somente se dispõe à missão, bem como pede para ser enviado aos que precisam ouvir a voz de Deus e conhecê-Lo.

A Campanha da Fraternidade convida os jovens a vencerem seus medos, sua timidez e insegurança, como fez o profeta, e saírem em busca do seu próximo, a fim de dá-los a conhecer o Pai que nos criou, o Cristo que nos libertou e o Espírito Santo que nos santifica.

Sair de si e do seu mundinho não é mais uma questão de escolha, é uma reação ao individualismo; é uma partilha do Evangelho; é um ensinamento da doutrina católica; é a expressão da esperança, da fé e da caridade; é uma resposta a Deus, à Igreja e ao mundo. Sair de si é questão de vida ou de morte para si e para o outro. Sair de si é dizer: “Senhor, eis-me aqui! Envia-me!”.


Por: Viviane Frutuoso

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI