Florescer

Florescer

De acordo com o dicionário, mais do que brotar flores, florescer é dar frutos, tornar-se próspero; começar a existir e a se desenvolver. [1]

Florescer é um sair de si, sair das prisões onde nos encontramos e em que muitas vezes nós mesmos nos colocamos, para prosperar, para começar a existir plenamente. O momento em que uma alma floresce em Deus é quando a transformação e o amadurecimento necessários já aconteceram e é necessário que isso transborde, que o homem novo apareça. Quando a conversão da alma é verdadeira, ela floresce em ações, não é possível armazenar a graça de Deus em si sem que isso transpareça.

Esse não é um processo rápido, “A transformação (de Francisco) foi lenta como o brotar de uma primavera. Certa manhã percebemos com surpresa que as amendoeiras floresceram e que as árvores estão impacientes para se arrebentarem em flores. Passam os dias e ninguém percebe nenhuma diferença. Num outro dia abrimos a janela e já vemos o mundo coberto de flores. Tudo foi tão lento, tão silencioso, tão surpreendente...” [2]

E cada árvore tem seu processo particular, fazendo com que cada uma tenha o seu tempo próprio de florescer. Algumas precisam de muita água, outras quase nada, umas de muitas horas de sol, para outras apenas algumas horas são suficientes. Cada uma tem suas particularidades e sua beleza única. O florescer de uma não atrapalha o de outra. Ambas embelezam e perfumam o jardim à sua maneira e por isso foram escolhidas para estar ali.

Como disse Sta. Teresinha, “Assim como o sol ilumina ao mesmo tempo os cedros e cada florzinha, como se ela fosse única sobre a terra, assim Nosso Senhor se ocupa particularmente de cada alma como se não houvesse outra igual.” [3]

Deus cuida e zela de cada alma, respeitando o seu modo próprio de ser, para que floresça em seu tempo. E como o Senhor se alegra com o desabrochar de cada alma à Ele!

O tempo do advento se aproxima, tempo da espera pela alegria que há de vir com a chegada do Menino Jesus. Um tempo propício para florescermos em nós a esperança, a fé e alegria pela promessa que se cumpre!

Que a nossa caminhada seja sempre uma busca pela intimidade com Deus e pela vivência de sua vontade em nossa vida e que assim, aos poucos, nós possamos nos abrir em flores que embelezam e perfumam a vida e a Igreja.

 

 

Rayssa Miranda, membro da Comunidade Recado

 

[1] Dicionário Michaelis

[2] O Irmão de Assis – Inácio Larrañaga

[3] A história de uma alma – Sta Teresinha do Menino Jesus