Estou afastado da vida de oração. Como retomar?

Estou afastado da vida de oração. Como retomar?

Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua Vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim - minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias”. (C.S.Lewis) ¹

 

“A oração é o oxigênio da alma”, assim como necessitamos do ar para respirar dia a dia, a oração é o que mantém a nossa alma viva, nos dando vigor e energia para enfrentarmos nossos combates diários.

Na oração nos encontramos com Deus, é o momento onde entregamos a Ele todas as nossas necessidades, colocamos as nossas angústias e depositamos tudo o que temos e somos. É um encontro de intimidade, é criar laços com esse Pai Amoroso. Jesus conversava sempre com Deus, retirava-se e ia ao monte para estar a sós com o Pai, e Ele nos ensina que devemos orar constantemente e sem cessar.

Há momentos em nossa vida que nos afastamos de Deus e deixamos a vida de oração de lado seja por dificuldades e barreiras diversas que encontramos no decorrer da caminhada. A questão é: Como posso retomar a vida de oração? O que posso fazer?

Abaixo segue algumas dicas simples que respondem por si só os questionamentos acima:

  1. Força de vontade é essencial para retomarmos a vida de oração. É necessário querer, rezar e pedir o auxílio do Espírito Santo para que alimente dentro de nós o desejo de retomar, de querermos rezar novamente. Pedir a graça de sermos fervorosos mesmo diante de nossas fraquezas. É uma decisão.
  2. Tornar-se íntimo de Jesus dando pequenos passos na busca diária da recitação do santo terço, meditação da lectio divina, estar diante do Senhor na adoração, praticar obras de misericórdia ajudando os mais necessitados. A oração gera vida dentro de nós!
  3. Recorrer aos sacramentos de confissão e da eucaristia. Esses sacramentos nos elevam, nos dão forças para retomarmos a oração em nossas vidas, e além do mais, é a presença constante do Senhor em nós e o coração D’ele se alegra ao nos ver retornando para seus braços de Pai.
  4. Programe um horário para realizar o seu encontro pessoal todos os dias. Prepare um ambiente calmo e silencioso, sem distrações e um horário que as pessoas que convivem com você não te atrapalhe. Esse momento é muito precioso para você e para Deus!
  5. Persevere nessa busca, se coloque a caminho, queira e deseje esse encontro diário com Deus por amor e porque necessita Dele e de sua presença constante. Peçamos ao Espírito Santo a graça da perseverança e da fidelidade.

Deus é um Pai misericordioso e amoroso que nos espera de braços abertos para voltarmos para o caminho que Ele sonhou para cada um de nós. Assim como o pai que acolheu o filho pródigo e o cobriu de beijos, o Senhor também nos espera e nos cerca de carinho quando desejamos constantemente nos colocar diante de sua presença. O Amor Dele nos basta!

 

Por Rafaela Cassimiro, membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://www.facebook.com/c.s.lewisbr/
  2. https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/como-retomar-a-vida-de-oracao/
  3. https://www.comshalom.org/quando-nos-afastamos-da-vida-de-oracao-como-retornar/