Espírito Santo: Por que o artista precisa tanto dessa doce companhia?

Espírito Santo: Por que o artista precisa tanto dessa doce companhia?

O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, uma Pessoa Divina. É necessário que aprendamos com o “coração” que o Espírito Santo é realmente uma Pessoa e, sendo assim, podemos conhecê-Lo mais intimamente, numa amizade diária e profunda.

Como Amigo Divino, o Espírito Santo ama, compreende, perdoa, encoraja, traz a verdade, ilumina, nos instrui, questiona, consola, santifica-nos, dá vida nova. Podemos conversar com Ele e ouvi-Lo claramente no íntimo de nosso ser e, à medida em que vamos conhecendo-O, podemos até sentir um grande e afetuoso amor por Ele.

São Paulo diz: “Não sabeis que sois templo de Deus, e que o Espírito Santo habita em vós?” (I Cor 3, 16). Sim! O Espírito Santo habita em nós, em mim, em você desde o nosso Batismo! Isso é maravilhoso mas também de grande responsabilidade para nós!

E para que é tão necessária a intimidade profunda com o Espírito Santo? Por que, você, artista católico e eu precisamos tanto desta doce Companhia?

“O Espírito Santo, sendo Deus, conhece nosso coração, sabe do que precisamos, antes de lhe pedirmos, mas espera nosso pedido porque a dignidade de seus filhos está, precisamente, em sua liberdade. É preciso rezar com o Espírito Santo de liberdade para poder conhecer, na verdade, o seu desejo.” (Cat. §2736)

Somente através da amizade íntima diária com o Espírito Santo podemos conhecer a Vontade de Deus: a Verdade que nos liberta. Podemos pedir seu auxílio e sermos impulsionados por Ele em nossa arte para que esta seja ainda melhor e toque profundamente os irmãos. É preciso que nos encontremos com nosso Amigo sem máscaras, onde derramamos nosso coração e deixamos ser conduzidos por Ele em nossas atitudes e, já que é Deus, podemos também louvá-Lo e adorá-Lo.

Na Carta de São Paulo aos Gálatas, diz: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.” (Gl 5, 25). Ora, para isso, precisamos ser instruídos pelo próprio Espírito Santo diariamente!

Caríssimos artistas católicos, que desejam uma nova experiência com a arte que Deus lhes deu, que desejam salvar as almas através do dom artístico, que querem uma vida de oração renovada, peçam a doce Presença do Espírito Santo e serão surpreendidos por Ele!

 

Por: Viviane Sylos Cassimiro - Bacharel em Administração de Empresas e Membro da Comunidade Recado


Leve nossas formações, animações e espiritualidade até sua cidade! A Comunidade Recado existe pra contribuir na formação dos artistas católicos!


CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!