Elementos do Teatro: CENÁRIO

Elementos do Teatro: CENÁRIO

Um cenário é o conjunto de elementos físicos ou vituais que decoram o palco com cores, texturas, estilos, mobiliário e pequenos objetos, simulando um ambiente real em uma apresentação. Os elementos ajustados em cena, tem como finalidade passar informações ao publico sobre a época, classe social, lugares e tantos outros aspectos da história.

Apesar da expressão “CENÁRIO”, essa ferramenta reúne tudo que diz respeito à ambientação da peça, inclusive os efeitos cênicos obtidos com a utilização de sons naturais, música, iluminação, etc. Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é a técnica que estrutura  todo o espaço onde as ações dramáticas são realizadas, ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário, familiarizando e envolvendo a plateia com a história que está sendo representada.

Há cenários ricos em detalhes e cenários que se limitam a alguns elementos essenciais, até mesmo a um único elemento. Cada móvel e cada objeto (maciço, pintado ou de papelão) é um marca carregada de simbologias. Nada está localizado no palco por mero acaso. É importante o cenógrafo documentar o seu trabalho fotografando os cenários que montou. Poderá acrescentar uma descrição do cenário e materiais utilizados.

A artes da representação ganham mais vida com um palco bem estrutuado e decorado.

Por Jeyme Brito, membro da Comunidade Recado.

Você acha que está faltando mais formação para os artistas católicos? Então CLIQUE AQUI e temos uma solução para te apresentar.