Ele se aproxima!

Ele se aproxima!

Enfim chegamos ao mês de dezembro, e quando entramos neste mês, o que vem em nossa mente é a Celebração do Natal. Assim como esperamos a chegada de alguém ou de algo, antes disso há toda uma preparação para recebê-los, não é diferente quando se trata da liturgia.

A liturgia nos prepara para a grande festa, o nascimento do Menino Jesus. As quatro semanas que antecedem o Natal, geram em nossos corações a espera do nascimento de Cristo e cria-nos expectativas para àquele que irá nascer, chegar em nosso meio. Durante estas quatro semanas vivemos toda a alegria, espera e preparação para a Chegada de Cristo em nosso meio.

Mas o que significa a palavra advento? É uma palavra que deriva do latim e significa “aproximar-se, vir chegando aos poucos…” O que o significado dessa palavra nos lembra? Deus a cada instante age desta forma conosco, Ele se aproxima e vem chegando aos poucos, foi assim comigo e com você, Ele se aproximou e aos poucos fomos percebendo sua presença, através de sua criação, de seus sinais. Eu e você somos este sinal de Deus!

Aproxima-se o dia do nascimento de Jesus... Mas Jesus quer nascer agora, e não somente no dia 25 de dezembro.

Certa vez numa época de Natal, Madre Teresa de Calcutá, ao dar entrevista a um repórter mal-humorado, ouviu este mesmo a protestar com veemência contra as riquezas do Vaticano e da Igreja. Madre Teresa observou que ele não era um homem feliz e falou que ele deveria rezar. Mas ele disse que não sabia rezar. A madre então, prometeu orar por ele e aconselhou: Tente oferecer ao menos um sorriso ao próximo. O sorriso é tão importante como o toque, como um abraço: ele comunica à vida a certeza da existência divina, tem o poder.de fazer uma pessoa voltar a acreditar na vida. Através do sorriso você pode fazer diferença na vida de uma pessoa, às vezes as pessoas só precisam do seu sorriso e nada mais.

Assim como o advento se aproxima, vem chegando aos poucos, Deus aproxima-se de outra pessoa através de você. Quantas vezes Deus se fez presente em sua vida através do sorriso, do olhar, do abraço que você recebeu de outra pessoa ... Quantas vezes o Natal chegou antecipado em sua vida?

Deus vem chegando aos poucos, que possamos pedir para que todos os dias possamos viver o Natal. Que toda preparação, espera, expectativa faça parte de nossa vida, que não seja durante um mês ou um dia, mas que todos os dias possamos nos parecer com Jesus.

Muitas pessoas precisam urgentemente ter a experiência da alegria, da espera, ter a consciência que hoje Jesus quer nascer no coração de cada um de nós. Que possamos aprender com Cristo a aproximar, saber chegar aos poucos na vida daqueles que necessitam, que tenhamos isso como missão!

 

Paulinha Nogueira, membro da Comunidade Recado