Dicas de maquiagem para dança

Dicas de maquiagem para dança

A maquiagem é, na dança, elemento indispensável. Independente de qual for o gênero a ser dançado, este elemento é parte da composição do figurino. Qualquer ministro de dança pode fazer sua própria maquiagem, pois, com treino e criatividade, torna-se possível realizar tal atividade. Isso é importante, porque nem sempre haverá alguém para maquiar todos do ministério antes das apresentações, portanto, cada ministro deve ter, como empenho pessoal, a prática da maquiagem. Assim como a dança, a maquiagem necessita de “ensaio”.

Algumas perguntas são importantes antes de elaborar uma maquiagem para dançar: onde vai ser a apresentação? O que será transmitido por meio da dança? Quais cores se relacionam com a dança? Qual a composição do ministério? Quais os gêneros dos ministros de dança? Entre outras perguntas.

O lugar onde ocorre a apresentação é importante, pois a distância entre o ministério e a plateia é um ponto diferencial. Caso o público esteja distante, a maquiagem precisar ser mais marcante e limpa, ou seja, é preciso entender a expressão dos dançarinos mesmo de longe. Já uma dança que se realiza entre o público, pode usar maquiagens menos marcantes, dependendo do tema. O que os ministros precisam transmitir também é importante para a composição da maquiagem, pois através desta fica clara a expressão dos ministros, maquiagens coloridas podem transmitir alegria, enquanto maquiagens neutras podem transmitir seriedade ou tristeza, por exemplo.

A composição do ministério relaciona-se à quantidade de ministros que estará servindo. Para grupos, a maquiagem pode ser a mesma ou não, para solos, a maquiagem precisa envolver o gênero a ser dançado e ser clara, de modo a demonstrar o que o solista irá realizar. Também é importante perceber se os ministros são homens, mulheres, ou dos dois tipos, pois é interessante haver uma maquiagem diferenciada para homens e mulheres.

Também é considerável perceber qual o gênero a ser dançado, pois cada estilo de dança possui uma forma de expressão, a qual se pode identificar por meio da maquiagem. Nesse caso, é primordial o cuidado ao fazer uma maquiagem, pois alguns gêneros de dança costumam marcar bem o olhar, o que pode transmitir sensualidade. Por isso, uma sugestão é sempre submeter a maquiagem de alguma apresentação à análise de outrem, para que, caso haja algum inequívoco, este seja corrigido a tempo.

Outro ponto importante para a maquiagem de dançarinos é a qualidades dos produtos utilizados. É essencial que o ministério se empenhe em ter bons produtos de maquiagem para uso comum. Produtos que tenham durabilidade mesmo com a transpiração e que não causem nenhum tipo de alergia nos ministros de dança. Fixador de maquiagem em spray e peles limpas e preparadas para receber a maquiagem são exemplos de como fazer com que o produto dure no rosto.

Por fim, é necessário ter criatividade e cuidado com os exageros, pois nem sempre é necessária uma maquiagem muito elaborada. Às vezes Deus precisa do que é simples. Portanto, ajuda na composição da maquiagem realizar um momento de oração com a música a ser dançada, pode ajudar, ainda, observar os ensaios e a expressão dos ministros. Assim, o Espírito Santo irá inspirar a maquiagem necessária para cada apresentação. E é esse Espírito Santo que diferencia os ministérios de dança de simples grupos! Sejamos ministros talentosos e ungidos!

 

Por Cláudia Pessoa, Membro da Comunidade Recado.

 

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI