Dica para alcançar a paz mundial!

Dica para alcançar a paz mundial!

Não podemos fazer de conta que está tudo bem, pois não está!

É o que nos mostra os últimos acontecimentos pelo mundo a fora, com tantas mortes, tanto terror assolando várias partes do planeta, com os tantos desastres causados pelo ser humano, levando tantos inocentes à morte.

Um cristão que tem dentro do seu coração a sede de levar aos outros o amor de Deus, não consegue ver tudo isso e simplesmente fazer de conta que nada está acontecendo.

Se o nosso coração dói, imagina o Coração de Jesus?

Há dias meu coração se encontra triste! Eu pergunto pra Deus: “Porque tudo isso? Por que o sofrimento de tantos inocentes, de tantas crianças?” E eu aqui, no ‘luxo’ da minha vida, com a minha rotina tão pacata, com o meu cobertor quentinho, com meu café de todos os dias e minha vida seguindo tranquilamente! Meu coração chora! Sinto-me impotente, sinto-me humilhada por não fazer nada e por não poder consolar concretamente o Coração de Jesus!

Em oração esses dias, perguntei a Deus como eu poderia ajudar estando tão longe. Pensei em inúmeras coisas: jejum, penitência, acordar mais cedo pra rezar, mas nada calava em meu coração! Até que me lembrei de duas coisas: Evangelização Oikos e Santa Teresinha do Menino Jesus.

E o que significa Oikos? Oikos é a palavra grega (hoje muito usada em ecologia, ecossistema e economia) que significa lar ou pessoas de uma casa. É o grupo de pessoas com quem nos relacionamos regularmente.1 Os antropólogos descobriram que em cada cultura ou época da história, há quatro áreas em que as pessoas fazem parte do nosso Oikos: 1. Os Parentes/ 2. Os Vizinhos/ 3. Os Amigos/ 4. Os Colegas.

O conceito de evangelização Oikos torna a vida de todos os dias um lugar de evangelização. Viver ao lado das pessoas é a forma mais natural para anunciar e testemunhar o Evangelho. Todo cristão deve ser evangelizador no próprio oikos. Neste ambiente ninguém pode lhe substituir: Se eu não evangelizar no meu oikos, quem fará isso por mim?

E o que a Evangelização Oikos tem a ver com Santa Teresinha e os acontecimentos atuais e como isso consola o Coração de Jesus?

Vai dizer André Luiz Botelho de Andrade, estudioso da espiritualidade carmelita: “A espiritualidade de Teresinha é um caminho cotidiano de salvação. Ela propõe que todos os gestos, por mais simples que sejam, se forem feitos com amor, têm valor redentor: ‘Apanhar um alfinete por amor pode converter uma alma. Que grande mistério!’. Só Jesus pode dar um valor tão grande às nossas ações. Por isso, sua proposta é perfeita para nós hoje: a santidade não se resume a gestos de piedade e longos tempos dedicados ao sagrado, mas pode ser encontrada na correria da vida do mundo. Perfeito! Sim, na correria do dia a dia, se cada coisa for feita com amor, tem valor de eternidade, porque traz a presença de Deus para aquela situação.”2

Pronto! Achamos como consolar esse Coração que só sabe amar e não é amado. Vamos com nossos pequenos gestos consolar o Coração de Jesus. Seja lavando a louça com amor, seja dando bom dia olhando nos olhos, sendo pedindo perdão para aquela pessoa que você precisa.

Vamos fazer a nossa parte com os nossos. Vamos levar o amor de Deus onde é nossa responsabilidade, vamos fazer o que está ao nosso alcance.

Mas será que vai dar certo? Santa Teresinha deixou a dica, cabe a nós fazermos também a nossa pequena via sem precisar atravessar o mundo para levar a paz, mas sendo a paz onde Deus quer que sejamos.

            Termino com uma frase de Anne Frank, jovem judia morta no grande holocausto nazista há quase 60 anos atrás: “O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente”.



1. Disponível em: www.cells-evangelization.org/IMG/doc/Sessio1_Evangelizacao.doc

2. Disponível em: http://pantokrator.org.br/po/artigos-pantokrator/santa-teresinha-tempos-pos-modernidade/

Por Tadiane Biason, Membro da Comunidade Recado.

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.