Deus é a fonte de toda sabedoria

Deus é a fonte de toda sabedoria

No Dicionário Houaiss, um dos significados para a palavra sabedoria é “qualidade, caráter de quem ou do que é sábio. Aquele com grande instrução; ciência, erudição, saber”. As criaturas refletem um raio dessa sabedoria que emana todo o poder divino. Homem e mulher foram criados com a dignidade de ser “a imagem de Deus”, refletindo toda a sabedoria e bondade de Deus. Jesus, em sua passagem sobre a terra, emanou toda a sabedoria divina proveniente de Deus Pai sendo perfeito e chamando-nos a segui-lo. Jesus não fez distinção de raça, credo ou testemunho de vida. Convidou a todos para seguir esse caminho que leva a felicidade prometida firmando a fé nele e no Pai que o enviou.

“O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.” (Lc 6, 40).

Grandes doutores da igreja católica como, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, eram grandes teólogos e estudiosos do verbo divino, mas é inegável que Deus não se manifesta apenas naquele que possuem formação acadêmica ou conhecimento profundo das sagradas escrituras. Ele tem uma alegria especial em suscitar no coração dos mais humildes uma sabedoria divina proveniente da intimidada com Ele. Essa intimidade só é possível a uma abertura sincera do coração e mente a ação do Espirito Santo, o Paraclito.

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14, 26).

Portanto, a qualquer um de nós é possível alcançar essa sabedoria sobrenatural que vem do alto, através da luta constante para sermos servos fieis a Deus. Sejamos atentos para observar a trajetória humana com discernimento e prudência para que nunca nossos desejos e sentimentos sejam os únicos a guiar nossas decisões. Que a inteligência humana esteja a serviço do Senhor, mas nunca se sobreponha a misericórdia. A sabedoria do homem é um dom de Deus!

“Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.” (Mt 8, 19).

 

Por Greicy Coelho, Membro da Comunidade Recado