Coração que ama

Coração que ama

Diante de tantos desafios que enfrentamos em nossas vidas guardamos uma variedade de sentimentos: Alegria, tristeza, rancor, decepção... mas, do coração de  Deus, só uma coisa é garantida: amor. Um amor que nos constrange e nos deixa sem palavras. Diante da solenidade do Coração de Jesus precisamos renovar a experiência desse amor.

“É do Coração de Cristo que o homem aprende a conhecer o verdadeiro e único sentido da sua vida e do seu destino. É no coração de Cristo que o coração do homem recebe a capacidade de amar.” (João Paulo II).  Essa capacidade de amar só será possível se olharmos para o nosso coração, depararmos com o nosso nada e assumir que somente mergulhando nesse coração encontraremos a profundidade do verdadeiro amor, da misericórdia de Deus e o real sentido de nossas vidas. Quando buscamos o sentido da vida, na verdade, buscamos o Sagrado Coração de Cristo; pois é só nesse coração que podemos encontrar o consolo, o refúgio que necessitamos. Como diz uma canção da nossa vocação: o coração de Cristo está aberto sempre a nos esperar, curar nossas feridas, reconstruir com zelo tudo o que já não faz mais sentido em nossas vidas. E quando nós experimentamos desse amor, vemos que tudo se renova.

Mas é necessário experimentar esse amor e não apenas conhecer, pois é no ato de olharmos para esse coração transpassado que teremos a experiência desse amor tão profundo. Como cristão precisamos mergulhar, inserir-se no coração aberto de Jesus, olharmos a cruz de Cristo, vermos seu lado aberto. “Eis o preço de nossa salvação”. O amor de Deus nos foi derramado por meio da água e do sangue que jorrou desse coração aberto.   

Para São Francisco o coração que segue a Cristo e se entrega a esse amor, é um coração itinerante, sem morada permanente, uma seta que indica todas as estradas da humanidade, próxima e distante, acolhendo os esquecidos, curando as feridas, reconciliando os conflitos, espalhando a esperança e anunciando a presença de Deus vivo na vida do próximo.

 

Por Paulinha Nogueira, Membro da Comunidade Recado

 

 

Referências

Música “Coração Sagrado”, da Comunidade Recado.

Disponível em: <www.comunidadeshalom.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2017.