Como viver a Quaresma sob a ótica do louvor

Como viver a Quaresma sob a ótica do louvor

Quaresma é o tempo litúrgico que nos abre o caminho para uma vida mais intensa de oração, jejum e penitências. Tempo que os Cristãos são chamados a refletirem suas posturas, comportamentos e atitudes. Nesse ano, 2017, o Papa Francisco, nos chama a “buscar uma justa relação com as pessoas, que consiste em reconhecer com gratidão o seu valor”.

Para a vocação Recado, esse é o tempo propício para aflorarmos o carisma, a espiritualidade e a missão. Consolar o Coração de Jesus, no momento em que o mundo grita por socorro, com atitudes e relações contrárias ao evangelho, é de grande responsabilidade, por isso, somos convidados a agir com novas posturas e comportamentos, nas relações com o outro, sendo esse outro, próximo ou não. Mas também, exercer boa relação com tudo que Deus criou. O cuidado com a vida é fundamental, para o cristão. Consolar o Coração de Jesus com as nossas boas atitudes, sendo misericordioso com o outro, cuidando das coisas de Deus.

Nesses quarentas dias, somos chamados a esquecermos de nós mesmos, dando a Igreja e aos irmãos o que temos de melhor: o louvor, que deve nos levar ao reconhecimento da nossa pequenez e do quanto somos necessitados da Graça de Deus. Sermos pobres, para acolher o desejo de Deus, em nossas vidas, tempo de escutar, de silenciar, de louvar nas pequenas atitudes, nossas e dos irmãos, tempo de corrigir com caridade, de “dar o coração ao miserável”. Só conseguiremos isso que nos pede esse tempo quaresmal, se formos pobres de coração, e ricos da graça do Espírito Santo.

Nada é invisível aos olhos de Deus, busquemos a conversão da alma, a caridade sem medida, o jejum no silêncio santo e alegre, e a oração, combustível para se viver esse tempo de graça de Deus. Consolaremos o Coração de Jesus, quando conseguirmos viver a nossa vocação dentro de cada tempo e necessidade da Igreja.

 

Por Cynara Saraiva, Membro Compromissado da Comunidade Recado

 

Referência

QUARESMA: "A palavra é um dom. O outro é um dom". "A palavra é um dom. O outro é um dom". 2017. Disponível em: <http://br.radiovaticana.va>. Acesso em: 3 mar. 2017.



CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.