Como lidar com a preocupação?

Como lidar com a preocupação?

A palavra preocupação, em latim, provém do termo inquietudo, que significa agitação ou nervosismo. A pessoa preocupada demonstra um estado de nervosismo diante de situações que tiram sua paz interior e não consegue relaxar porque seus pensamentos encontram-se agitados. Diante de tal situação, se a pessoa não consegue encontrar o equilíbrio, a mesma pode chegar a um quadro de ansiedade.

A palavra de Deus nos revela um olhar interessante e nos sugere que, ao invés de nos preocuparmos, deveríamos ser pessoas gratas: “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças”.¹

Analisemos cada frase do versículo acima:

  1. Não vos inquietei com nada. Vivermos preocupados não muda nossa vida e nenhuma situação. São Paulo é claro ao dizer para que não nos preocupemos com nada, a única preocupação que devemos ter é a de confiar apenas em Deus. Mas podemos lidar com ela aprendendo a viver cada dia de uma vez, assim como Jesus disse no Evangelho de São Mateus 6,34: “Não vos preocupei com o dia de amanhã, o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.
  2. Reze. A oração é um descanso para nossa alma. Podemos usar o tempo que gastamos nos preocupando para rezar mais. Quanto mais rezarmos e entregarmos as nossas preocupações nas mãos de Deus, nos tornaremos menos preocupados e ansiosos. O futuro pertence a Deus, não nos cabe controlar tudo sempre, nem tudo está ao nosso alcance, porém temos um Deus que cuida de cada detalhe da nossa vida, Ele sabe o que melhor para cada um de nós.
  3. Dar graças. A preocupação pode nos tornar pessoas ingratas, insatisfeitas. Para lutar contra isso é necessário que façamos o exercício da gratidão. É comprovado, cientificamente, que a gratidão gera sentimentos positivos no ser humano. Além disso, aciona o nosso sistema imunológico, tornando-nos mais resistente a doenças. Ser grato é viver feliz, é viver sem preocupação e estresse.
  4. Use a inteligência. A inteligência é um dom de Deus e a devemos colocar em prática na nossa vida. Se quisermos diminuir a agitação em nossa vida, devemos mudar os nossos pensamentos. Ás vezes, o nosso modo de pensar pode determinar nossas atitudes. Então, podemos focar nossa mente naquilo que é positivo, saudável e agradável. A palavra de Deus é um ótimo método para mudarmos o foco dos nossos pensamentos, porque nela contém toda a inteligência e sabedoria que precisamos pedir a Deus todos os dias.

 

Devemos continuamente depositar nossa confiança no Deus que tudo provê e cuida das nossas necessidades, assim como diz um trecho de uma música da Comunidade Recado: “Ele cuida dos pássaros, Ele veste os lírios, o que fará contigo que és filho?²” E Deus ainda nos diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.”³ Ao invés de pensarmos em “se” alguma coisa acontecer, devemos pensar em “o que” fazer com isso ou em “como” vou lidar com determinada situação.

 

Por Rafaela Cassimiro membro da Comunidade Recado.

 

Referências

 

  1. Filipenses 4,6.
  2. Canta com Alegria – Comunidade Recado.
  3. São Mateus 6,33.