Como está a nossa intimidade com Deus?

Como está a nossa intimidade com Deus?

A palavra Intimidade significa “colocar para dentro”. Ter intimidade com uma pessoa é colocar ela dentro do coração. Ser íntimo do Senhor é nos colocar dentro do Coração d’Ele e traze-lo para dentro do nosso coração. É tornar-se íntimo. Assim como temos intimidade com um amigo, onde somos capazes de abrir nosso coração e partilhamos com ele as nossas fraquezas, qualidades, traumas, feridas, vitórias e conquistas. Dessa mesma forma deve ser o nosso relacionamento com Deus, fazermos d’Ele o nosso melhor amigo.

Para sermos íntimos do Senhor é necessário que busquemos rezar sempre diante de sua presença. É preciso acolher as cruzes, as dores e os espinhos. Muitas vezes também é necessário passar pelo caminho do deserto, momento de solidão onde estaremos a sós com o Senhor, somente eu e Deus, e nesse momento, juntamente com a vida de oração, vamos aos poucos nos tornando íntimos desse grande amigo.

O primeiro passo está em querer ter intimidade com Ele. Muitas coisas passam por nossa vontade, decisão, determinação e persistência. Deus nos criou justamente porque Ele queria ter um relacionamento de amor conosco. Desde o princípio Ele desejou ser nosso melhor amigo.

E como está a nossa intimidade com Deus? A resposta está no quanto nós o buscamos, no quanto nós rezamos, no quanto o Espírito Santo tem nos moldado, revelado, nos dado a conhecer cada vez mais o Coração de Deus.

Quando vivemos concretamente tudo isso, nos tornamos mais submissos a vontade de Deus. Crescemos tanto em maturidade humana quanto espiritual. A busca dessa intimidade exige de nós mortes pessoais e até renúncias. É desapegar-se, tirar as máscaras diante do Senhor, é esvaziar-se, ser transparente, estar “nu” diante da presença de Deus.

Ser íntimo de Deus é ser livre de si mesmo, é ter consciência de que nada lhe prende, é desejar ficar preso no Coração d’Ele. Portanto, não existe intimidade sem liberdade e, sobretudo sem vida de oração.

Por fim, o termômetro para avaliarmos como anda a nossa intimidade com Deus está nas nossas vivências oracionais e nas experiências novas, profundas que vivemos com o Senhor todos os dias.

 

Por Rafaela Cassimiro membro da Comunidade Recado.

 

Referências

  1. https://formacao.cancaonova.com/diversos/intimidade-com-deus/
  2. https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/a-oracao-e-um-caminho-de-intimidade-com-o-senhor/